Publicidade

cotidiano

Ibaté inaugura tradicional iluminação de Natal com presépio em tamanho real

Neste ano, em razão da pandemia, a prefeitura optou por não realizar apresentações artísticas e/ou culturais

| ACidadeON/São Carlos -

Iluminação natalina em Ibaté, com presépio em tamanho real. Foto: Divulgação/Prefeitura de Ibaté

A tradicional iluminação de Natal nas ruas de Ibaté (SP) foi inaugurada oficialmente neste final de semana, após uma missa na Igreja Matriz São João Evangelista, que marca as celebrações natalinas na cidade. 

Respeitando as restrições e os cuidados que ainda são necessários para que a pandemia de Covid-19 continue controlada, a prefeitura optou por realizar apenas a iluminação natalina das ruas centrais, trevos e da Praça João Evangelista de Toledo, a Praça da Matriz, e, assim como no ano passado, não realizar nenhuma apresentação artística e/ou cultural.

Além da ornamentação natalina, a população de Ibaté e os turistas da região que visitarem a cidade, também poderão contemplar a Casinha do Papai Noel, montada pelo voluntário José Renato de Barros (o Renatinho), o belíssimo Presépio em tamanho natural que, desde o ano de 2007, abrilhanta as festividades de final de ano, no município, o qual está localizado na Praça Central.

Outra grande e tradicional atração do Natal em Ibaté, sem dúvidas, é o presépio artesanal do Sr. Angelim, que está localizado ao lado direto do altar da Igreja Matriz São João Evangelista. O presépio é todo mecanizado com engrenagens que dão movimento e luzes ao cenário que todos os ibateenses fazem questão de visitar todos os anos. 

Sr Angelim e o amigo Diomar no presépio mecanizado. Foto: Divulgação/Prefeitura de Ibaté
Todas as imagens e peças que compõem o presépio do Sr. Angelim (Angelo Perruci Neto) ficam o ano todo, cuidadosamente, guardadas em nichos de uma prateleira feitas especialmente para elas. São 19 peças de cerca de 80 cm de altura. Angelim conta que comprou essas imagens em Aparecida do Norte. 

"Queria comprar só o Menino Jesus, mas quando vi todas aquelas imagens lindas não resisti. Negociei o pagamento em três vezes e trouxe o novo presépio no bagageiro do ônibus de turismo".

Para montar a verdadeira obra de arte, o Sr. Angelim conta com a ajuda de amigos e colaboradores, em especial, do amigo Diomar Mariotto, de 74 anos, que colabora na construção há mais de 40 anos. 

"Em todos esses anos todos, muita gente já colaborou. Alguns já morreram, outros estão doentes e sentimos muitas saudades desses amigos. Fazer esse presépio foi um dom que Deus me deu. Mas, além desse dom, Ele me deu esses companheiros para ajudar. Eu vou montar o presépio em Ibaté até quando Deus quiser e espero que depois alguém continue", finalizou.

A Prefeitura ressalta que todo o cuidado é importante para que a pandemia continue controlada na cidade e lembra que é necessário o respeito às medidas sanitárias e de distanciamento social, bem como, o uso de máscaras e manter em dia as doses da vacina contra a Covid-19.

Mais notícias


Publicidade