Publicidade

cotidiano

Obra de duplicação do viaduto da Praça Itália deve ficar pronta até maio

Duas vigas de sustentação foram colocadas no local nesta terça-feira (11).

| ACidadeON/São Carlos -

Obra de duplicação do viaduto da Praça Itália. Foto: Divulgação/ Prefeitura de São Carlos
 

A duplicação do viaduto da Praça Itália, obra que está sendo realizada pela empresa RUMO com apoio da Prefeitura de São Carlos, avançou mais uma etapa com a chegada das vigas de sustentação. 

Em outubro de 2021 a RUMO iniciou as obras civis e de infraestrutura urbana para a duplicação do viaduto, que passará ter 4 pistas, um investimento de mais de R$ 15 milhões. Na primeira etapa foi necessário realizar um novo traçado da adutora do Feijão e montada a parte de ferro para fazer a abertura do atual viaduto para a duplicação. 

Já nesta terça-feira (11/01/22) a empresa realizou uma das partes mais complexas da obra com o início da instalação das vigas que serão usadas como suporte para os trilhos do trem e para a ampliação da parte inferior do viaduto. Dois guindastes içaram duas vigas de 40 toneladas cada uma 

De acordo com o secretário de Obras Públicas, João Muller, na próxima quinta-feira (13/01/22) a empresa RUMO vai suspender o transporte ferroviário por um período para poder fazer o outro lado da duplicação. "Considero essa uma das etapas mais complexa da obra, já que essas vigas é que vão dar sustentação para a duplicação do viaduto. Essa obra vai mudar o perfil da mobilidade urbana nessa região da cidade", avalia Muller. 

Para o prefeito Airton Garcia essa é uma obra muito esperada. "Com a finalização dessa obra vamos resolver dois grandes problemas, o do sistema viário estrangulado e o de drenagem", avaliou o prefeito Airton Garcia. 

A RUMO também vai fazer a duplicação do viaduto da Estação Ferroviária e da passagem sobre a linha na Vila Morumbi, na região da CDHU, com a construção de passarela para pedestres com três rotatórias. O investimento total deve ultrapassar R$ 50 milhões.  

Os projetos foram readequados com utilização de novas técnicas e foram aprovados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT). 

A obra de duplicação do viaduto da Praça Itália deve ficar pronta até maio desse ano.

Mais notícias


Publicidade