Publicidade

cotidiano

Assistência Social orienta beneficiários a consultarem atualização do Auxilio Brasil

Secretaria destaca a necessidade de atualização cadastral para famílias cuja última atualização tenha sido antes de janeiro de 2020.

| ACidadeON/São Carlos -

Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil
 

A Prefeitura de Ibaté, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, orienta a população que os beneficiários do antigo Bolsa Família serão contemplados automaticamente com o Auxílio Brasil.

Entretanto, a Secretaria destaca a necessidade de atualização cadastral para famílias cuja última atualização tenha sido antes de janeiro de 2020, pois o Cadastro Único possui validade de dois anos, sendo necessário atualizá-lo, mesmo que a família não tenha passado por qualquer mudança.

A diretora de Assistência Social, Adriana Adegas Martinelli, explica que é importante a família entrar em contato com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou com a Secretaria Municipal de Assistência Social para consultar a data da última atualização. "Caso haja a necessidade de atualização, a família será direcionada ao ponto de atendimento do CadÚnico, localizado na Secretaria de Assistência Social de Ibaté", ressaltou.

As informações do CadÚnico devem ser renovadas também sempre que houver alterações cadastrais da família (mudança de endereço, telefone, estado civil, renda mensal; ou em casos de alteração na composição familiar, tais como, nascimento, adoção ou óbito.

Adriana comenta que a melhor maneira de saber se a família está cadastrada, e/ou precisa atualizar as informações é por meio do aplicativo Meu CadÚnico. "A ferramenta informa se o cadastro está desatualizado e permite a impressão de comprovante"," explicou. "Para consultas, caso o usuário não tenha internet, pode procurar o CRAS localizado no Jardim América, ou a Assistência Social no prédio a Secretaria de Promoção Social, localizado na avenida São João, 231, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Entretanto, para atualização cadastral, o atendimento será realizado exclusivamente no prédio da Secretaria de Assistência Social", concluiu.

CadÚnico 

As famílias de baixa renda ainda não inscritas no CadÚnico que preenchem os seguintes requisitos: renda por pessoa na família de até meio salário mínimo ou renda mensal de até três salários mínimos podem fazer o Cadastro Único, que possibilita o acesso a outros benefícios sociais, tais como Auxilio Brasil, Renda Cidadã, Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros. No município de Ibaté o processo de inclusão é feito exclusivamente no Núcleo de Atendimento do Cadastro Único localizado na Secretaria de Assistência Social de Ibaté.

Mais notícias


Publicidade