Publicidade

cotidiano

Araras chega a quase 1,5 mil casos de dengue em quatro meses

Em uma semana foram 311 casos confirmados, segundo boletim da prefeitura divulgado na segunda-feira (2)

| ACidadeON/São Carlos -

Mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue (Foto: Reprodução/EPTV Campinas)

Em novo boletim divulgado na segunda-feira (2), a Secretaria de Saúde de Araras (SP) confirmou 1.491 casos confirmados de dengue neste ano, sendo 1.484 autóctones e sete importados. Na somatória dos meses, a cidade registrou até agora 12,2 casos por dia.

Na região leste, que lidera com o maior número de casos de casos, são 521 confirmações. Logo atrás vem a região norte, com 235, e a sudeste, com 195. O menor número de casos está na área rural, com sete, e assentamentos, com 10.

Em comparação com os indicadores da semana passada, são 311 casos a mais. Essa é a semana com mais casos confirmados desde o início da divulgação dos boletins, uma média de 44,4 casos por dia.

Segundo o levantamento da prefeitura, no mês de abril foram mais de 800 casos confirmados da doença. Atualmente, com a proliferação da dengue, os boletins são emitidos semanalmente pela Saúde.

Preocupação estadual
São Paulo lidera a lista de estados que mais registraram mortes por dengue em 2022 com 56 registros. Até agora, segundo o Ministério da Saúde (MS), foram 160 óbitos registrados no país e outros 226 óbitos ainda estão em investigação.

Neste momento, todo o país vive um surto da doença e tem um aumento de 113,7% de casos prováveis até abril, na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 542.038 casos prováveis entre a primeira e a décima sexta semana epidemiológica, entre 2 de janeiro e 23 de abril.

Esse número, segundo a pasta, já é praticamente o mesmo que foi registrado em todo o ano de 2021, quando foram contabilizados 544 mil casos prováveis de dengue.  

Ibaté continua com mutirão de combate ao Aedes Aegypti. Foto: Reprodução

Outras cidades
Ibaté é uma das cidades da região que também vive a preocupação com a doença. No último boletim divulgado no fim de abril, a cidade contabilizava 665 notificações, sendo 282 casos positivos, 180 negativos e mais de 200 que aguardavam resultados.

Em São Carlos, onde as equipes estão vistoriando imóveis e retirando entulhos, foram 927 notificações até o momento, com 351 resultados positivos, sendo 328 autóctones e 23 importados, e um óbito registrado.

Mais notícias


Publicidade