Colóquio na Embrapa Instrumentação discutirá os impactos da emergência climática no agronegócio e o papel das instituições de pesquisa e da ciência na adaptação da agricultura.
O evento será realizado em comemoração aos 40 anos da Embrapa Instrumentação. O colóquio tem entrada franca e acontece às 9h no auditório “Sérgio Mascarenhas”, na sede da unidade local.
Participam da discussão os ex-diretores da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP) Durval Dourado Neto, que vai abordar a “Agricultura Irrigada no Brasil: soluções estratégicas para prover segurança alimentar”, e Luiz Gustavo Nussio, cuja fala será sobre “Brasil-China: oportunidades de relacionamento acadêmico-científico na área de agricultura”.
O terceiro convidado é o ex-presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e ex-reitor da Universidade Federal de Viçosa, Evaldo Ferreira Vilela, que vai falar sobre “O financiamento da pesquisa e de suas instituições em um mundo de grandes transformações”.
O desafio do segundo salto
“Considerando a gravidade que os eventos extremos já têm causado à produção agrícola e os riscos e imprevisibilidades para as próximas safras, assim como a Ciência, suas instituições e a Embrapa se preparam para gerar soluções tecnológicas, nada melhor do que discutir esse tema nos 40 anos da Embrapa Instrumentação”, comenta Silvio Crestana, que será o moderador do colóquio.
“Saber lidar com os estresses hídricos, térmicos e bióticos decorrentes, a agricultura e as Ciências Agrárias na China, e como viabilizar o financiamento necessário da pesquisa agrícola passa a ser vital. A composição da mesa, os temas e palestrantes do mais alto nível, e distintas competências, não poderia ser melhor e mais apropriada no contexto atual, ao tempo que a unidade enfrenta o desafio de seu segundo salto tecnológico”, finaliza Silvio.
FIQUE ON!
Quer se manter bem informado no maior portal de notícias do interior de São Paulo? Fique on com os nossos grupos e redes sociais, acesse abaixo:
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.