- Publicidade -

São CarlosCotidianoColunistasIbaté, 132 anos: Lugar de "miragens", nasceu com a ferrovia e cresceu com a cultura do café

Ibaté, 132 anos: Lugar de “miragens”, nasceu com a ferrovia e cresceu com a cultura do café

A semente da cidade foi plantada pela Companhia Paulista de Estradas de Ferro, em 1885, com a inauguração da Estação Conde do Pinhal

- Publicidade -

No caminho para os sertões, viajantes do século XIX avistavam pequenas lagoas ao longo da estrada. As miragens que enganavam quem passavam pelo local, que ficava entre São Carlos e Araraquara.

Esta é uma das hipóteses para que Ibaté fosse escolhido o nome da povoação criada no que antes havia sido a Sesmaria da Corrente. Ypaba em tupi é lagoa e tininga, seco. Outra possibilidade, ybaté, quer dizer alto, cume – em referência à topografia, é bastante promissora.

- Publicidade -

Para além dos mitos e lendas, o fato é que a localidade que fica no caminho para Araraquara foi criada e prosperou no esteiro da cultura cafeeira da região central. A semente da cidade foi plantada pela Companhia Paulista de Estradas de Ferro, em 1885, com a inauguração da Estação Conde do Pinhal.

Mais tarde, em 1893, João Evangelista de Toledo e seus genros José Cândido Porto e Cândido Tripeno fundaram o povoado de São João da Lagoa, nas proximidades da estação ferroviária.

Em 1900, Ibaté virou distrito de São Carlos por força de Lei Estadual e assim continuou até 30 de dezembro de 1953, quando foi desmembrado e criado município. A independência de fato ocorreu um ano depois.

“Sabemos que naquele período bastante agitado, não havendo unanimidade de decisão, foi preciso que a corrente política dominante utilizasse todo o seu prestígio em favor de tão nobre causa. Lutaram pela emancipação Hélio Pistelli (vereador), Américo Parlatore, Dagnino Rossi, entre outros”, conta Gerson Antonio Rossi, o Lelo, no livro “Subsídio para a História de Ibaté”.

Aniversário por convenção

- Publicidade -

Segundo Lelo, a fundação de Ibaté ocorreu em 29 de janeiro de 1893 e nunca comemorou, na condição de distrito, a data de fundação, em parte pela presença grande da colônia italiana.

A maior comemoração de Ibaté era a Festa Garibaldina, em alusão ao general italiano Giuseppe Garibaldi. A festa, então, foi transferida para 24 de junho, em comunhão com os festejos de Santo Antônio, São Pedro e São João, também comemorado hoje.

O padroeiro de Ibaté em si, São João Evangelista, é comemorado em 27 de dezembro, tríduos e missa.

🔔 FIQUE ON!

Quer se manter bem informado no maior portal de notícias do interior de São Paulo? Fique on com os nossos grupos, canais e redes sociais, acesse abaixo:

🟡 Canal no WhatsApp

🟣 Canal no Instagram

Canal no Facebook

🟢 Comunidade no WhatsApp

🔵 acidade on no Facebook

🟠 acidade on no Instagram

👷🏼 acidade on Empregos no WhatsApp

📢 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.

- Publicidade -

Bruno Moraes
Bruno Moraeshttps://www.acidadeon.com/saocarlos/
Bruno Moraes é repórter do acidade on desde 2020, onde faz a cobertura política e econômica. É autor do livro “Jornalismo em Tempos de Ditadura”, pela Paco Editorial.

- Publicidade -

Recomendado por Taboola

Notícias Relacionadas