Para driblar o calor as temperaturas desta segunda-feira (13), que oscilaram entre 38 °C e 40°C em São Carlos, os animais do Parque Ecológico receberam um ‘mimo’, alimentos extras incorporados aos seus cardápios: um sorvete preparado de acordo com sua dieta.
Os felinos, por exemplo, receberam blocos de sorvete preparados com carne, parte rotineira da alimentação da espécie. Os ursos de óculos e os macacos ganharam sorvete de frutas.
Alguns ‘moradores’ mais privilegiados ganharam um banho extra para se refrescarem, com esguichadas de mangueiras.
Fernando Magnani, diretor do Parque, explicou que os animais têm uma relação diferente dos homo sapiens com as questões de adaptações climáticas, e às vezes, precisam de uma “ajudinha”, oferecida pelos funcionários e voluntários do Parque Ecológico – como as guloseimas preparadas especialmente para eles.
O enriquecimento ambiental também é uma das alternativas para proporcionar maior bem-estar aos bichos. “Além de ser uma resposta às altas temperaturas é uma oportunidade divertida do público conhecer a biologia dos animais”, disse a chefe de Seção do Parque Ecológico de São Carlos, Samanta Campos da Silva.
Visitação ao Parque Ecológico
O Parque Ecológico “Dr. Antônio Teixeira Vianna” é aberto para visitação gratuita de terça-feira a sábado, das 8h às 16h30. Aos domingos e feriados, o local funciona das 8h às 17h30.
O Parque está localizado na Estrada Municipal Guilherme Scatena, km 2, próximo a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).
Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail pq.ecosc@saocarlos.sp.gov.br ou pelos telefones (16) 3361-2429 ou (16) 3361-4456.