O abrigo de idosos Dona Helena Dornfeld, de São Carlos (SP), corre o risco de interromper suas atividades por dificuldades financeiras. Com a pandemia, as doações caíram 80% desde o ano passado, as contas acumularam e os funcionários estão com salários atrasados há meses.
A situação do abrigo, que existe há 47 anos e é um dos mais antigos e tradicionais da cidade, piorou com o surto de Covid-19 vivido no primeiro semestre deste ano que matou dez idosos.
A unidade, que tem capacidade para atender 53 pessoas, hoje abriga 32 e não tem mais suporte para receber outros idosos ou até mesmo reforçar a equipe por não ter condições de manter a que atua neste momento.
“Tivemos 20% de mortes e agora os residentes enfrentam muitos deles as sequelas da doença. Sempre tivemos problemas financeiros, mas o impacto da pandemia foi severo e hoje a Instituição respira por aparelhos na UTI”, contou Malú Brito, diretora do abrigo.
Ela explica que nem todos os moradores conseguem pagar o valor real de uma permanência, o que impacta na situação financeira da instituição. “De alguns só temos o recurso, por exemplo, de um salário mínimo. Temos despesas variadas, complexas e onerosas em função do atendimento multiprofissional necessário e prestado”, complementou.
Malú explica que, sem esse serviço, muitas famílias não têm condições de manter em casa cuidados mínimos dignos aos seus entes queridos com mais idade. “Há diferentes níveis de atenção. No grau máximo, o idoso ou idosa é 100% dependente de cuidados especiais e que envolvem muitos profissionais de diferentes áreas. Mesmo assim a crise financeira se mantém forte”, disse.
Veja mais notícias de São Carlos e região
Doações
Mesmo com a forte crise financeira, o abrigo conta com doações espontâneas, campanhas de arrecadação de apoiadores voluntários e outras ações sociais para não fechar as portas.
Todo valor arrecadado é revertido para o atendimento. “Tudo o que você não quer e não precisa, a gente precisa: roupas, alimentos, produtos de limpeza, de higiene pessoal e condições para poder manter o dia a dia das contas”, disse Malu.
As doações podem ser entregues no asilo de segunda a segunda, das 8h30 às 17h. O endereço é Rua Venezuela, 101, Vila Brasília. Mais informações no telefone (16) 3416-1567.