- Publicidade -
CotidianoConheça a história de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas

Conheça a história de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas

Em São Carlos, a Paróquia São Cristóvão comemora com programação especial de celebrações e venda de bolos

- Publicidade -

Paróquia de São Cristóvão celebra o dia do padroeiro dos motoristas. Foto: Reprodução/Redes sociais
Paróquia de São Cristóvão celebra o dia do padroeiro dos motoristas. Foto: Reprodução/Redes sociais

Nesta segunda-feira (25) a igreja católica celebra o Dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, condutores e viajantes. A data coincide com o Dia do Motorista, que também é celebrado justamente por conta da data. Em São Carlos, tem paróquia com programação especial de celebrações e venda de bolo. (Veja mais abaixo) 

- Publicidade -

Cristóvão foi Réprobo antes de se tornar cristão, um rapaz alto, inteligente, conhecido pela sua força e altura e por querer sempre servir o rei mais poderoso da terra. 

Durante uma peça de teatro, viu que o rei a quem servia fazia o sinal da cruz toda vez que citavam o nome do diabo. Ele questionou, e o rei respondeu que era “para se livrar das artimanhas do demônio”, foi neste momento que ele decidiu procurar o diabo para servi-lo por considerá-lo o maior da terra.  

LEIA MAIS 

Paróquia de São Carlos terá carreata e bênção dos motoristas 

São Carlos teve mais de 450 acidentes de trânsito no 1º semestre

- Publicidade -

Certo dia, andando com ele pela estrada, notou que o demônio desviou caminho e questionou novamente. O diabo respondeu que naquela área tinha um “tal de Jesus” de quem tinha medo. E assim, Réprobo abandonava seu rei em busca do maioral mais uma vez. 

No meio do caminho, encontrou um eremita que falou sobre Jesus, e sugeriu que o homem começasse a buscá-lo pela caridade, transportando nos ombros as pessoas que precisavam atravessar um rio sem ponte. 

Assim foi feito até certo dia, quando se aproximou uma criança e ele lhe ofereceu a travessia. No entanto, a criança pesava muito e Réprobo quase não suportou. Do outro lado do rio, ele questionou o motivo da criança pesar tanto, e o menino em resposta esclareceu: “Tranquiliza-se, sou o Cristo a quem serves. Transportastes o rei da terra, o criador do mundo”.

A partir daquele momento, Réprobo foi batizado com o nome de Cristóvão, que significa Transportador de Cristo, e no conhecimento popular se tornou protetor dos motoristas, condutores e viajantes.   

Paróquia de São Carlos terá carreata e bênção dos motoristas. Foto: Reprodução/Redes sociais
Paróquia de São Carlos terá carreata e bênção dos motoristas. Foto: Reprodução/Redes sociais

Celebração e venda de bolos
Em São Carlos, o dia do padroeiro está sendo celebrado desde sexta-feira (22) na paróquia do Jockey Club. No domingo ocorreu a tradicional carreata e bênção dos motoristas.  

Hoje, além das celebrações especiais às 14h, 16h e 19h30, também haverá venda de bolo do padroeiro a R$ 6 o pedaço. A paróquia fica na Rua Neusa Aparecida Marques de Meo, 30, no Jardim Jockey Club. O telefone para mais informações é o (16) 3416-6061. 

VEJA TAMBÉM 

Preço da gasolina e do etanol tem recuo de 10,22% em todo o Brasil

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -