O dirigível são-carlense ADB-3-3, da Airship do Brasil, voltou a chamar atenção nacional, mas em um evento trágico, com a sua queda em Osasco, hoje (25).
A aeronave, de prefixo PR-ZAD, fica ancorada em São Carlos e estava na região da capital paulista para voo de publicidade em um jogo do São Paulo FC.
O dirigível é um ADB-3-3, fabricado pela Airship do Brasil, em São Carlos. A aeronave é grande: tem 49 metros de comprimento e capacidade para levar seis passageiros e 1 tonelada de carga.
O ADB-3-3 recebeu certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em dezembro de 2022 e tem aplicações múltiplas.

O dirigível fica “ancorado” em São Carlos, na fazenda de testes da empresa, por meio de um mastro que é conectado em seu nariz. Um hangar especial é usado eventualmente para manutenções periódicas e colocação de banners de publicidade.
Os voos do dirigível ocorrem de acordo com as condições meteorológicas do dia, segundo a empresa. O dirigível pode ficar até mais de uma semana flutuando no “modo balão” e que tem autonomia de 6 horas de voo contínuo.
🔔 FIQUE ON!
Quer se manter bem informado no maior portal de notícias do interior de São Paulo? Fique on com os nossos grupos, canais e redes sociais, acesse abaixo:
👷🏼 acidade on Empregos no WhatsApp
📢 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.