Aguarde...

cotidiano

ON Explica: atividade ao ar livre pode transmitir Covid-19?

Confira as dicas e as explicações de uma infectologista de São Carlos e entenda se os exercícios são ou não são recomendados

| ACidadeON/São Carlos

Em meio às constantes notícias relativas ao avanço do novo coronavírus pelo Brasil, uma dúvida constante é se o vírus pode ser transmitido ao ar livre, e a resposta é: depende. 

De acordo com a médica infectologista e coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência em Saúde (SCIRAS) da Santa Casa de São Carlos, Carolina Toniolo Zenatti, o novo coronavírus, assim como outros vírus, é transmitido através de gotículas de saliva. 

"A gente tem que lembrar que o coronavírus, assim como outros vírus respiratórios, é transmitido por gotículas, que são as partículas de saliva que saem da nossa boca e rapidamente podem cair no chão e sobre superfícies. Então todas as superfícies podem ficar contaminadas no caso de alguém tenha eliminado essas gotículas próximo das superfícies", explica.  

Academia ao ar livre no Parque de Kartódromo - Foto: ACidade ON São Carlos
 

Dessa forma fica claro que o novo coronavírus não é transmitido pelo ar, mas sim no contato direto ou indireto com secreções contaminadas. Assim, se uma pessoa contaminada tosse ou espirra, o vírus presente na saliva permanece em superfícies ou atinge outras pessoas diretamente. 

Então, o ideal é sempre manter a higiene corporal, evitar levar as mãos à boca, aos olhos e ao nariz, além de barrar a saliva com o braço quando for tossir ou espirrar. 

No caso das atividades físicas ao ar livre, não há riscos desde que se mantenham limpos aparelho que possam ser usados para a prática de exercícios.

"As atividades ao ar livre são mais recomendadas no caso dos surtos, mas se tiver algum objeto q vai ser compartilhado, algum tipo de utensílio, ele deve ser higienizado antes de ser compartilhado. A higiene pode ser feita com produtos convencionais a base de álcool, que são suficiente para matar os vírus, e sempre lembrar da higiene de mãos e etiquete respiratória", acrescenta a infectologista.  

Dessa forma, quando for praticar exercícios, entenda: 

- Prática ao ar livre é melhor; 

- Mantenha distância de 1 metro de outras pessoas; 

- Não tussa ou espirre sem cobrir o rosto com o braço; 

- Higienize com álcool, água e sabão ou desinfetantes os equipamentos que possam ser compartilhados; 

- Mantenha a higiene pessoal em dia, lave bem as mãos. 


Mais do ACidade ON