Aguarde...

cotidiano

Indústrias vão continuar funcionando, diz Ciesp São Carlos

Órgão informou que diversas ações foram implementadas pelas empresas e que suspensão afeta economia do município diretamente

| ACidadeON/São Carlos

Fábrica da Volkswagen em São Carlos exporta componente de motor para a Alemanha

O Centro de Indústrias (Ciesp) de São Carlos (SP) informou nesta quarta-feira (25) que não deve aderir a recomendação da Prefeitura Municipal de suspender atividades do setor industrial.

O posicionamento foi definido após reunião do comitê de gestão de crise, que apontou que está atento aos decretos governamentais e às circunstâncias atuais.

O órgão informou que entende que a paralisação total das atividades da indústria ameaça os empregos e pode comprometer a cadeia produtiva de setores importantes em áreas essenciais como saúde, alimentação, fármacos e energia.

"O fechamento completo do setor industrial teria grande reflexo mais à frente, causando queda de arrecadação do município, o que poderia resultar em menos verba para os serviços públicos essenciais como saúde e educação", diz o documento divulgado.

O Ciesp ainda informou que diversas ações foram implementadas pelas indústrias, tais como afastamento do grupo de risco das atividades produtivas, implantação do teletrabalho nos setores que assim o permitem, cuidados extremos de higienização, saúde e procedimentos de segurança para evitar aglomerações e contatos físicos, campanhas de orientação aos colaboradores e familiares sobre os riscos de contaminação e eliminação de reuniões presenciais internas e externas.

Entenda o caso
A Prefeitura de São Carlos publicou um decreto na terça-feira (24) recomendando o fechamento de indústrias e a suspensão imediata de atividades do setor da construção civil.

O funcionamento dos setores tem sido alvo de muitas críticas, já que somam mais de 10 mil pessoas. Desde então, o Sindicato dos Metalúrgicos tenta uma negociação com os empresários para resguardo da saúde dos funcionários, mas sem sucesso.

Mais do ACidade ON