Aguarde...

cotidiano

Mascarados! Por medo do Coronavírus, são-carlenses escondem o rosto

Antes comum na área médica, assessório hoje é presença certa nos rostos pela cidade. Médico afirma que máscara feita em casa pode ajudar no combate ao novo vírus.

| ACidadeON/São Carlos

Moradora usa máscara na região do Kartódromo. Foto: CBN São Carlos
 

Em época de risco alto para o contágio do novo Coronavírus eles estão por todo lado, basta olhar em um ponto de ônibus, um supermercado, um posto de combustíveis, que logo você percebe que os mascarados estão na área.  

Muitos são-carlenses tornaram o acessório que é comum em médicos e profissionais da saúde, como parte obrigatória do vestuário, tudo para manter distância do vírus que está causando pânico mundial. Têm máscaras de todas as cores, formatos e também de todo tipo de material, em época de sorrisos escondidos o estilo do acessório é um ponto positivo. 

São pessoas como a doméstica Neuza de Fátima, 56 anos, que faz parte do grupo de risco e utiliza transporte público. Para ela sair de casa só se for com a máscara. "Eu tenho medo, sou diabética, tenho pressão alta, então tem que se prevenir", disse.  

Já para a dona de casa Cristina Reinaldi, 54 anos, a ideia da máscara é interessante já que o inimigo é invisível. "Na internet se fala muito em pandemia então a gente fica com receio. Tem que sair de casa, fazer as coisas, a saída é a máscara. Mas quando chego em casa já troco a roupa, tomo banho", contou.  

O contador Daniel Canossa também aderiu ao uso da máscara, ele, que geralmente se desloca entre um cliente e outro, optou pelo acessório pela questão da empatia. "A gente precisa ter consciência, principalmente quando estamos em espaços abertos. Eu posso estar contaminado e não saber. A dica é cada um fazer a sua parte".  

Mas também tem gente que não está com medo da Covid-19, mesmo assim prefere sair de máscara. É o caso da aposentada Maria do Carmo, 64 anos. "A gente se preserva, mas não podemos deixar que isso afete nossa mente. Tomo as precauções necessárias, mas sigo a vida", contou.  

Em termos de precaução o motorista de aplicativo Danilo Campana, mandou bem. Além da máscara, do álcool em gel para o cliente, Danilo envelopou o banco traseiro do veículo e também colocou plástico pra dividir o espaço do motorista com o do passageiro. "Com esse material é mais fácil fazer a limpeza e também evita que uma tosse ou um espirro contamine. O cuidado é simples, mas necessário", afirmou.   

Especialista alerta para o uso correto da máscara 

Professor do curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Bernardino Alves Souto explica que o uso da máscara é importante sim, principalmente para pessoas que apresentem sintomas parecidos ao da Covid-19. "Pra quem tem sintomas de gripe, a recomendação é usar a máscara inclusive durante todo o período de quarentena. Mas é preciso substituir essa máscara a cada três horas. As pessoas que cuidam ou circulam no mesmo espaço de quem apresentou os sintomas também precisam usar", afirmou o professor.   


Uma das máscaras comuns entre a população é a caseira, aquela feita de pano. Bernardino diz que é possível sim usar estas máscaras, porém tem um detalhe importante. "A máscara de pano pode ser eficaz, mas a recomendação são duas camadas de pano com um papel filtro no meio, de maneira que ele possa ser retirado para que a pessoa lave a máscara no mesmo período de três horas", explicou.  

Mesmo com a onda de usuários das máscaras crescendo cada vez mais, o professor alerta que nem todas garantem total segurança quanto ao novo vírus. "Nenhuma máscara é 100% segura, mas existem algumas mais recomendáveis. Agora se a pessoa tiver esses cuidados e essas precauções, isso ajuda controlar um pouco a transmissão", concluiu.  

Pra quem não tem sintomas, Bernardino afirma que a máscara pode ficar pra depois. "Pessoas que estão sadias e em ambientes que não têm ninguém com esses sintomas, não é recomendado o uso da máscara. Mas sempre se manter atento aos outros detalhes, como de distância e higienização".

Mais do ACidade ON