Aguarde...

cotidiano

HU da UFSCar recebe doação de 400 litros de álcool 70° do IFSP

Hospital Universitário de São Carlos (SP) está com 44 leitos destinados a pacientes com suspeita de Covid-19

| ACidadeON/São Carlos

HU-UFSCar recebe doação de álcool 70° do IFSP. Foto: Divulgação/UFSCar

O Hospital Universitário Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci, da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar), recebeu 400 litros de álcool 70° glicerinado produzidos pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

O álcool 70% é considerado antisséptico, desinfetante e tem efeito antimicrobiano. É um produto eficiente para higienização das mãos e desinfecção de superfícies em gerais.  

"Nesse momento, o HU está oferecendo 44 leitos para pacientes com suspeita de COVID-19. Esta oferta é uma das maiores da região. A demanda elevada e a maior concentração de serviços oferecidos aumentam significativamente a busca por materiais de proteção", afirmou Ângela Leal, Superintendente do HU-UFSCar.

A entrega da doação foi realizada pelo Reitor do IFSP, Eduardo Antônio Modena, e recebida pela Reitora da UFSCar, Wanda Hoffmann, junto à Superintendente do HU-UFSCar, Ângela Leal.

A produção do álcool foi realizada por professores e estudantes da área de Química do Campus Barretos do IFSP. "Estamos recebendo fomento do Governo Federal, emendas parlamentares e usando recursos próprios para a produção de insumos fundamentalmente destinados aos Hospitais Universitários, contou o Pró-Reitor de Administração do IFSP, Silmário dos Santos.

Para a Reitora da UFSCar, Wanda Hoffmann, a colaboração entre as instituições é fundamental para o combate à Covid-19.
"Com a escassez de produtos e EPIs, unir esforços significa oferecer segurança para os profissionais que atuam no enfrentamento da doença. Ao todo, o HU disponibiliza 66% dos seus leitos para casos da Covid-19, número bastante significativo para o município de São Carlos e região", afirmou.  

HU-UFSCar recebe doação de álcool 70° do IFSP. Foto: Divulgação/UFSCar

Desde o início da pandemia da Covid-19, o HU-UFSCar está atendendo pacientes (adultos e crianças) com suspeita da doença de moderada complexidade, ou seja, que não necessitam de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).  

"O atendimento é realizado em local específico, o que evita exposição dos demais pacientes no Hospital ao vírus. Para internação, criamos uma ala exclusiva, com 44 leitos", destacou a Superintendente do HU.

Também participaram da entrega do álcool glicerinado o Diretor do IFSP Campus São Carlos, Rivelli da Silva Pinto, a Pró-Reitora de Pós-Graduação da UFSCar, Audrey Borghi Silva, e o Gerente Administrativo do HU-UFSCar, Gilberto Taboga.

Mais do ACidade ON