Aguarde...

cotidiano

Asilo afasta funcionários com covid-19 após surto que afetou 13 idosos

Vírus contaminou metade dos 26 pacientes que a clínica Flamboyant atende em São Carlos

| ACidadeON/São Carlos

Clínica Flamboyants - Foto: divulgação

A Vigilância Epidemiológica de São Carlos notificou, na última quinta-feira (30), um surto de covid-19 ocorrido dentro da clínica de idosos Flamboyant. Foram 13 pacientes do asilo particular que contraíram a doença. Além deles, 10 funcionários também foram infectados. 

O médico geriatra Danilo Alves Furtado Júnior,  proprietário da clínica, informou que a suspeita de contaminação é a de que algum funcionário assintomático possa ter leva o novo coronavírus para dentro do asilo. 

"A suspeição de casos nos idosos ocorreu quando alguns deles apresentaram sintomas como tosse, espirro e febre", ele ressalta ainda que "a clínica segue, assim como as demais, as diretrizes preconizadas para evitar a entrada do coronavírus", finaliza o médico. 

Danilo garantiu que os pacientes testados positivo para o novo coronavírus estão sendo mantidos em alas separadas daqueles que não contraíram a doença. 

"Após o diagnóstico dos paciente positivos existe um plano de ação que visa separar as pessoas teste positivo das negativas. Eles ficam em seus quartos e são cuidados por equipes que não têm contato com os negativos", explicou.
 
Os pacientes que permanecem estáveis, são mantidos dentro da clínica, a menos que o quadro de saúde se agrave e seja necessária a internação em algum hospital da cidade. 

Hoje, a clínica Flamboyant atende 26 idosos, ou seja, metade dos pacientes foi confirmada e desenvolveu a covid-19.

Segunda a Prefeitura Municipal, o prédio onde a clínica funciona já passou por desinfecção. A Vigilância Sanitária também está monitorando a situação, e se necessário, tomará novas medidas.  

Os 10 funcionários contaminados pelo vírus foram afastados e cumprem o período de isolamento em suas residências.


Mais do ACidade ON