Aguarde...

cotidiano

São Carlos continuará vacinando idosos com 85 anos ou mais

Os profissionais da saúde também continuam recebendo a segunda dose da vacina contra a COVID-19.

| ACidadeON/São Carlos

São Carlos inicia vacinação contra Covid-19 em sistema drive-thru. Foto: CBN
 

A Secretaria Municipal de Saúde comunica que a partir da próxima segunda-feira (22/02) continuará vacinando idosos com 85 anos ou mais nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no posto volante com sistema drive thru na Fundação Educacional São Carlos (FESC), na Vila Nery. O horário agora será das 9h às 14h. 

A diretora do Departamento de Gestão e Cuidado Ambulatorial (DGCA) da Secretaria Municipal de Saúde, Denise Braga, alerta que para ser imunizados os idosos precisam fazer o pré-cadastro no site https://www.vacinaja.sp.gov.br/ e entregar impresso na hora da vacinação, além de apresentar um documento com foto e CPF. "Na verdade, a cada período vamos incluindo novas faixas etárias, mas aquele idoso que não se vacinou na data inicialmente estabelecida, pode procurar as unidades agora, desde que já tenha 85 anos ou mais", explica a diretora. 

Já os profissionais da saúde que ainda não receberam a segunda dose da vacina devem procurar as unidades básicas de saúde de segunda a sexta-feira as 13h às 17h para completar a imunização. É necessário apresentar a carteira de vacina da COVID-19 (entregue quando tomaram a 1ª dose), apresentar um documento com foto e CPF. 

A Prefeitura de São Carlos informa que até essa sexta-feira (19/02), já imunizou 14.797 pessoas, sendo 11.188 profissionais da saúde (8.406 receberam 1ª dose e 2.782 as duas doses) e 3.609 idosos com 90 anos ou mais e de 89 a 85 anos. 

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Crislaine Mestre, o município possui em estoque cerca de 2.000 doses. "Esse quantitativo vamos utilizar para continuar a aplicação da segunda dose nos profissionais de saúde e vacinar os idosos com 85 anos ou mais que ainda não receberam a primeira dose. Para iniciar a vacinação dos idosos de 80 a 84 anos vamos aguardar o recebimento de novas grades de vacina, seja da CORONAVAC ou da ASTRAZENECA/OXFORD", informa a diretora. 

De acordo com o anúncio feito pelo Governo do Estado do Estado de São Paulo os idosos na faixa etária dos 80 aos 84 anos somente devem entrar no calendário vacinal no dia 1º de março. Esse tempo será necessário para a produção e distribuição de novas doses da CORONAVAC. O Instituto Butantan confirmou que 17,3 milhões de doses estão em fase final de produção e serão entregues de maneira gradual para todo o Brasil pelo Ministério da Saúde a partir do dia 23 de fevereiro. 

No total o município recebeu 16.929 doses da vacina contra a COVID-19, sendo três remessas da vacina CORONAVAC (3.960 na primeira remessa, 4.200 na segunda e semana passada mais 5.719 doses) e uma única remessa da ASTRAZENECA/OXFORD com 3.050 doses. 

Para imunizar todas as pessoas que fazem parte do grupo prioritário com a primeira dose, o que inclui profissionais da saúde e idosos de 90 anos ou mais até a faixa etária dos 60 anos, a cidade precisa no total de 43 mil doses da vacina contra a COVID-19, portanto ainda falta receber mais de 26 mil doses para finalizar a primeira etapa do Plano de Imunização.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON