Aguarde...

cotidiano

Vacinação contra Covid-19 continua para idosos acima de 85 anos nesta segunda (22)

Profissionais de saúde também continuam recebendo 2ª dose; imunização para idosos entre 80 e 84 anos foi para 1º de março

| ACidadeON/São Carlos

Vacinação contra Covid-19 em idosos acima de 90 anos na UBS Vila Nery, em São Carlos (SP). Foto: CBN

Com o adiamento da vacinação em idosos de outras faixas etárias, a Secretaria de Saúde de São Carlos (SP) continua nesta segunda-feira (22) a imunização contra Covid-19 em idosos com acima de 85 anos, agora funcionando das 9h às 14h. 

A vacina está sendo aplicada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no posto volante com sistema drive-thru na Fundação Educacional São Carlos (Fesc), na Vila Nery. Desta vez, não serão utilizadas as Unidades de Saúde da Família (USFs). 

Para a imunização, o idoso deve ter realizado o pré-cadastro no site Vacina Já e entregar a inscrição impressa na hora juntamente com um documento com foto e o CPF. Qualquer idoso acima de 85 anos pode se vacinar. 

"A cada período vamos incluindo novas faixas etárias, mas aquele idoso que não se vacinou na data inicialmente estabelecida, pode procurar as unidades agora, desde que já tenha 85 anos ou mais", explica a diretora do Departamento de Gestão e Cuidado Ambulatorial (DGCA) da Secretaria Municipal de Saúde, Denise Braga. 

Os profissionais da saúde que ainda não receberam a segunda dose da vacina devem procurar as UBSs de segunda à sexta-feira, das 13h às 17h, para completar a imunização. É necessário apresentar a carteira de vacina da COVID-19 (entregue quando tomaram a 1ª dose), apresentar um documento com foto e CPF. 

Novas faixas etárias
A prefeitura tinha divulgado na semana anterior que a imunização de idosos entre 80e 84 anos começaria nesta semana, mas de acordo com Crislaine Mestre, a vacinação será realizada apenas após a chegada de novos lotes das vacinas CoronaVac ou Astrazeneca/Oxford. 

De acordo como o Governo do Estado, os idosos nesta faixa etária devem entrar no calendário vacinal em 1º de março, já que o Instituto Butantan está produzindo 17,3 milhões de doses que devem ser entregues gradualmente pelo país a partir de terça-feira (23). 

Imunizados
Até sexta-feira (19), o município tinha imunizado 14.797 pessoas, sendo 11.188 profissionais da saúde - 8.406 receberam 1ª dose e 2.782 as duas doses - e 3.609 idosos com 90 anos ou mais e de 89 a 85 anos.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Crislaine Mestre, o município possui em estoque cerca de 2 mil doses. "Esse quantitativo vamos utilizar para continuar a aplicação da segunda dose nos profissionais de saúde e vacinar os idosos com 85 anos ou mais que ainda não receberam a primeira dose.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON