Aguarde...

cotidiano

São João da Boa Vista anuncia toque de recolher

Haverá restrições a mobilidade no período noturno, com fechamento obrigatório de algumas atividades econômicas por um período de 15 dias

| ACidadeON/São Carlos

Santa Casa de São João da Boa Vista. (Foto: Eder Ribeiro/EPTV)
Com números crescentes nas confirmações de casos e ocupação de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI), o município de São João da Boa Vista anunciou em coletiva de imprensa nesta terça-feira (23) toque de recolher a partir de quinta (25). Haverá restrições a mobilidade no período noturno, com fechamento obrigatório de algumas atividades econômicas por um período de 15 dias.

Na última semana, a região de São João da Boa Vista teve crescimento de 4,8% no número de casos confirmados e 9,9% em novas internações. Segundo a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), a taxa de ocupação de leitos regional está em 67,6%, ou seja, de cada três leitos de UTI, dois estão ocupados na região.

De acordo com a Prefeitura, entre as regras do toque de recolher estão o fechamento de todas as atividades produtivas, exceto hospitais e indústrias, após as 19h. A proibição de circulação inicia às 19h e se estende até as 5h. Há uma "janela de movimentação" entre as 19h e 20h, na qual quem for pego na rua terá o entendimento que estará em deslocamento para o domicílio.

A explicação dada pelas autoridades sanitárias de São João da Boa Vista é que a taxa de transmissibilidade aumenta no período noturno. Atualmente, cada pessoa infectada passa a Covid para três pessoas na cidade.

Postos de combustíveis podem abastecer apenas veículos públicos durante o horário de restrição. Restaurantes poderão funcionar com delivery até às 22h, com a venda de bebida alcoólica proibida integralmente.

O município estabeleceu multa de R$ 120 para pessoas físicas e de R$ 500 a pessoa jurídica que descumprir as medidas.

O transporte público também terá limitação de horário, funcionando até as 20h. Nos ônibus intermunicipais, os passageiros abordados terão que apresentar a passagem e o destino na cidade.

A Prefeitura de São João da Boa Vista definiu que a fiscalização ficará por conta das polícias Militar e Civil.

Reforço no atendimento
Diante do quadro de agravamento da epidemia de Sars-CoV-2, a administração municipal de São João da Boa Vista afirmou que tem direcionado cada vez mais verbas para a saúde. Ainda assim a Santa Casa está em "situação crítica" e foi solicitado dobrar o número de plantonistas.

A UTI da cidade está com dez leitos constantemente ocupados, inclusive com a necessidade de transferência de pacientes para outros municípios. A cidade ainda ampliou o número de leitos de enfermaria, que passou de 10 para 12 e agora 20 leitos.

O município ainda reportou que o estoque de oxigênio está no limite, com a situação podendo ficar semelhante à de Araraquara se medidas mais rígidas não fossem tomadas. Em 2020, o número de óbitos por Covid-19 foi de 32 e até meados deste mês o total de vítimas dobrou.

Educação
As aulas que estavam previstas para retornar presencialmente em 1º de março foram adiadas. Os alunos continuam no ensino remoto, com a retirada de materiais. A Prefeitura manteve a entrega de kits e marmitas na área rural.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON