Aguarde...

cotidiano

Covid-19: 526 pessoas teriam sido vacinadas fora de hora em São Carlos

Relatório de pessoas classificadas como idosas que receberam o imunizante vão de 121 a 22 anos; administração diz que está "analisando a lista"

| ACidadeON/São Carlos

Lista de vacinados apresenta "inconsistências" (Foto: Weber Sian/ACidade ON)
Um relatório da Prefeitura de São Carlos (SP) que nomina idosos e profissionais da saúde vacinados contra a Covid-19 aponta que 526 pessoas teriam sido imunizadas fora de hora. A administração vai investigar o fura-fila e pedir informações às equipes de saúde. O Ministério Público também está com um inquérito civil aberto para investigar eventuais irregularidades. 

Ao todo, 11.956 pessoas, entre trabalhares e idosos, foram imunizados. Destes, 3.679 eram idosos acima de 85 anos, segundo a prefeitura. No entanto, há divergências em relação à faixa etária. Confira o relatório clicando aqui. 

O portal ACidade ON analisou minuciosamente o relatório disponível no site do Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus e verificou que, deste total, 526 pessoas classificadas como idosas que receberam a primeira dose do imunizante estão abaixo dos 85 anos, ou seja, estariam abaixo da faixa etária que está sendo imunizada atualmente na cidade. 

O comparativo foi realizado excluindo os que foram classificados como sendo trabalhadores da saúde. Entre os idosos, termo declaratório usado pela Secretaria da Saúde, foram considerados os de idades de até 84 anos. Idosos que foram vacinados em instituições de Longa Permanência também foram excluídos da análise.

Entre esses números, há exemplo de pessoas abaixo dos 60 anos enquadradas como idosas. Um dos casos é de um idoso de 22 anos, nascido em abril de 1998, vacinado com dose da vacina AstraZeneca/Oxford na Unidade de Saúde da Família (USF) do Cidade Aracy. 

A lista também aponta quatro idosos de 121 anos, ambas nascidas em 01/01/1900. Outras quatro pessoas na mesma idade foram classificadas como trabalhadores da saúde.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos afirmou que analisando a lista e "pedindo informações às equipes que fazem o registro no VaciVida". A administração disse ainda que a lista de vacinados "corresponde exatamente ao registro diário e nominal e obrigatório de aplicação das vacinas contra Covid-19 no sistema de informação".

A nota prossegue dizendo que "se comprovada o descumprimento das normas pré-estabelecidas poderá ser caracterizar infração sanitária e ensejar responsabilização do agente público". Por fim, relembra que lei estadual prevê multa de até R$ 99 mil para quem não seguir a ordem de prioridade para a vacinação contra o novo coronavírus e "também para o funcionário que aplicar a dose irregularmente".  

Lista de imunizados por faixa etária: 

80 a 84 anos194 pessoas
70 a 79 anos110 pessoas
60 a 69 anos183 pessoas
50 a 59 anos14 pessoas
Menos de 40 anos25 pessoas

 
Casos em UBSs
- 2 casos na UBS Cidade Aracy;
- 119 casos na UBS São José;
- 34 casos na UBS Santa Felícia;
- 25 casos na UBS Botafogo;
- 3 casos na UBS Cruzeiro do Sul;
- 32 casos na UBS Vila Isabel;
- 21 casos na UBS Vila Nery;
- 10 casos na UBS Santa Paula;
- 3 casos na UBS Delta;
- 4 casos na UBS Azulville;
- 8 casos na UBS Redenção;

Casos em USFs
- 129 casos na USF Cidade Aracy;
- 4 casos na USF Santa Angelina;
- 74 casos na USF Jardim Cruzeiro do Sul;
- 17 casos na USF Santa Eudoxia;
- 8 casos na USF Astolpho Luiz do Prado;
- 7 casos na USF Antenor Garcia;
- 8 casos na USF Jardim Munique;
- 5 casos na USF Itamarati;
- 3 casos na USF Arnon de Mello.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON