Aguarde...

cotidiano

UBS do Santa Felícia vai atender até as 22h

O horário foi estendido na tentativa de desafogar as UPAs com casos de baixa complexidade

| ACidadeON/São Carlos

UBS do Santa Felícia vai atender até as 22h
 

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Gestão e Cuidado Ambulatorial (DGCA), comunica que a partir desta segunda-feira (03/05), a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Santa Felícia vai atender até às 22h de segunda a sexta-feira. 

O horário foi estendido na tentativa de desafogar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Vila Prado e do Cidade Aracy que nós últimos dias tiveram uma procura muito grande de casos que poderiam ser solucionados na atenção básica. 

As recomendações são válidas para todos os atendimentos classificados como de Risco Azul (não urgente) e Verde (pouco urgente), conforme o Protocolo de Manchester. Os casos de Risco Amarelo (urgente), Laranja (muito urgente) e Vermelho (emergência) continuam sendo atendidos normalmente nas UPAs. 

"Todas as unidades básicas e de saúde da família, ou seja, UBSs e USFs, já estão atendendo casos classificados como de baixo risco clínico, sem agendamento prévio. Porém muitas pessoas insistem em procurar primeiro as UPAs, por isso vamos estender o horário na UBS do Santa Felícia", explica Denise Braga, diretora do DGCA, lembrando que devem procurar a UBS do Santa Felícia no horário noturno somente quem não conseguiu atendimento na sua unidade básica de referência durante o dia. 

Vanessa Soriano Barbuto, chefe de gabinete da Secretaria de Saúde, disse que essa também foi uma decisão tomada em consonância com a Comissão de Saúde da Câmara. "Essa é mais uma tentativa para não sobrecarregar as unidades de pronto atendimento que existem para atendimento de casos de urgência e emergência", finaliza. 

A Secretaria de Saúde ressalta que os usuários do SUS devem se informar, via telefone, nas unidades básicas ou de saúde da família mais próxima da sua residência quanto ao horário de atendimento da equipe médica durante o dia e sobre o protocolo para cada procedimento. 

É importante ressaltar que o protocolo vale somente para os casos de pessoas que não apresentam sintomas da COVID-19. 

Nos casos sintomáticos do novo coronavírus, o munícipe deve procurar diretamente o Centro de Triagem de Síndrome Gripal, localizado no Ginásio Municipal Milton Olaio Filho, na Vila Alpes, para atendimento e orientação. O Centro funciona 24h. Já a UPA do Santa Felícia no momento também atende somente casos de COVID-19 referenciados.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON