Aguarde...

cotidiano

Santa Casa reativa leitos e UTI volta a operar com 30 vagas

Regularização de entrega de insumos para intubação possibilitou a reativação, mas médico vê com preocupação o futuro da epidemia

| ACidadeON/São Carlos

Fiocruz alerta para tendência de agravamento na pandemia - Foto: Rovena Rosa/ Agência Brasil
A Santa Casa de São Carlos reativou três leitos de UTI e a ala de Covid de alta complexidade voltou a operar com 30 vagas. Por falta de medicamentos, o hospital contingenciou o uso dos três leitos temporariamente.

De acordo com o gerente médico da Santa Casa, o infectologista Roberto Muniz Junior, os insumos voltaram a ser fornecidos e agora o hospital consegue usar todos os leitos sem o risco de falta de medicamentos.

"A Santa Casa correu atrás dos insumos e deu uma forma de restabelecer o fornecimento. Conseguimos e voltamos a operar esses leitos todos ao mesmo tempo na tentativa de ajudar mais (na epidemia)", afirma.

Porém quando se fala de futuro, o médico diz que a situação ainda é incerta, apesar da certa "tranquilidade" momentânea no fluxo de entrega de medicamentos.

"Hoje a situação está tranquila. Pode ser que haja novamente a falta de remédio, esperamos que não, mas num contexto de uma pandemia que não está sob controle e nossos números de lotação permanecem perto de 100% não posso falar que estamos fora de perigo", adverte.

Questionado sobre a atual situação de São Carlos, Muniz diz que esse é o momento mais complicado da pandemia e que a restrição e o distanciamento social são as soluções no momento em que a vacinação engatinha.

"O que precisamos é diminuir a taxa de infecção. As pessoas precisam parar de ficar doente. Isso é o mais importante neste momento, e eventualmente vacinar a todo custo e o mais rápido possível. Se para diminuir a taxa de disseminação em meio a baixa vacinação, distanciamento social acaba sendo a resposta", comenta.

Segundo o hospital, a taxa de letalidade na UTI Covid adulta foi de 28,2% em abril. Pelo menos 3 a cada 10 pacientes que foram atendidos pela Santa Casa morreram da doença. E segundo o hospital, o número é considerado de baixa mortalidade comparado à média nacional do SUS.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON