Aguarde...

cotidiano

Aumenta a procura por testes de Covid em farmácias de São Carlos

Em uma das redes, procura aumentou quase 60% em um mês e tendência é de nova alta em abril; preocupação de clientes e empresas motiva alta

| ACidadeON/São Carlos

Teste sorológico para Covid-19 realizado em cidade da região. Foto: Divulgação/ Prefeitura de Ibaté
Aumentou a procura por testes rápidos de Covid-19 em farmácias e laboratórios de São Carlos (SP) e a demanda se mantém aquecida nos primeiros dias de junho.

Segundo redes de farmácias e drogarias consultadas pelo portal ACidade ON São Carlos, entre as principais causas estão o temor de contaminação pelo novo coronavírus e suas mais variadas cepas , o maior interesse de empresários na testagem de funcionários e pessoas em busca de exames para comparecer a eventos e realizar viagens.

Em uma das farmácias, o volume de testes passou de 2.800 em abril para 3.200 em maio, acréscimo de 14,3%. Nos seis primeiros dias deste mês foram 1.000 testes feitos e a rede espera fechar junho com mais de 5 mil, segundo o supervisor da rede Ricardo César Pandolfelli.

"A preocupação maior dos clientes é avaliar como está o seu estado de saúde na tentativa de evitar a propagação do vírus, seja em casa, no ambiente de trabalho, com os familiares ou com os amigos. A procura acontece quando a pessoa teve manifestação de sintoma indicativo de Covid ou teve contato com alguém positivo", avalia.

Em outra rede que realiza testes rápidos, o aumento foi ainda maior entre abril e maio. O volume passou de 1.065 para 1.671 analises, ou seja, 57% a mais.

Na opinião do gerente Júlio César Godoy, o perfil de clientes e seus interesses mudaram ligeiramente. No final do ano, quem procurava testes eram pessoas em busca de laudo para realizar viagens ou visitar pacientes. Com o avanço da vacinação da população mais velha e retomada as atividades, as empresas estão mais presentes nas solicitações diárias.

"Chegamos a ter duas ou três empresas que ligaram num dia para conseguir testar todos os funcionários. Por conta das empresas cresceu muito, muito mesmo", afirma o gerente.

Por obrigatoriedade imposta por portaria do Conselho Federal de Farmácia, todos os testes realizados deverão ser informados ao Ministério da Saúde, sejam eles positivos, negativos e inconclusivos. A notificação deve acontecer dentro de 24h do resultado.

"Notificamos todos os testes e entregamos uma declaração para o cliente para poder levar ao médico", explica.

Laboratório mais movimentado
Em um laboratório de análises da cidade, a procura por testes de Covid foi 15% maior em maio, na comparação com abril. Em abril frente a março houve redução de 30% na demanda. A prevalência de positivos entre os resultados tem ficado entre 30% e 40% nas últimas semanas.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON