Especial Covid-19

Especial coronavirus

São Carlos tem redução de 62,5% nas mortes por Covid-19

Na comparação entre as primeiras quinzenas de setembro e agosto, houve redução também no número de casos confirmados, lotação de UTIs; vacinação avança

| ACidadeON/São Carlos -

Internações por Covid-19 estão menos frequentes. (Foto: Pixabay)
São Carlos (SP) teve redução de 62,5% no número de mortes por Covid e 73,3% no de casos na primeira quinzena de setembro frente aos números do mesmo período de agosto.

Nos 15 primeiros dias de setembro a cidade somou seis óbitos em decorrência de infecção por Sars-CoV-2. Há um mês haviam sido 16.

O número menor de mortes é um reflexo da menor circulação do novo coronavírus na cidade. Segundo dados da Prefeitura, na quinzena terminada hoje (15), 238 casos foram somados na planilha oficialmente, contra 891 em agosto.

Com menos casos, a taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) custeadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ficou menor também no período, mostrando menor complicação nos casos clínicos. No fechamento desta quarta, o índice de uso está em 15,9%, bem menos do que os 47,7% de 16 de agosto.

A atual situação da cidade também é refletida em relatório quinzenal divulgado pela Prefeitura. A taxa de positivados nos exames RT-PCR, tido como padrão-ouro. Nos últimos 30 dias houve variação para mais dos negativados. Em 16 de agosto, primeiro dado da série disponibilizado pela Prefeitura no último balanço, o "placar" era de 69% a 30%, a favor dos negativados. Hoje, a proporção dos positivos é a metade de outrora: 15%.

Os números ainda mostram a predominância de faixas etárias economicamente ativa, com presença mais numerosa de pacientes entre 18 e 50 anos.

A vacinação segue na cidade, liberada para toda a população com mais de 12 anos e aplicação de reforço (terceira dose) para os mais idosos. Em balanço publicado nesta quarta-feira, 64% dos adultos estavam com o esquema vacinal completo.

Há, ainda, contingente de mais de 11 mil pessoas que deixaram de comparecer aos postos de imunização. Frente a população em geral, o índice de imunização de São Carlos fica em 48,76%.

Mais notícias


Publicidade