cotidiano

Especial coronavirus

Comitê Emergencial de São Carlos reúne para discutir novas medidas

Criação de Centro de Testagem no Aracy e local para atendimento exclusivo de crianças estão em discussão; análise da ômicron anunciada para segunda não está pronta

| ACidadeON/São Carlos -

Centro de Triagem tem mais um dia de movimento intenso. (Foto: Michael Harteman / CBN São Carlos)
O Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus de São Carlos se reúne agora pela manhã para discutir novas medidas diante da alta expressiva do número de casos de Covid-19 e de influenza em São Carlos. A reunião acontece no mesmo dia em que o governo do Estado programa novos anúncios para o combate à pandemia.

Entre as medidas que devem ser apreciadas pelo colegiado está a criação de Centro de Testagem no bairro Cidade Aracy, na região Sul, tido como um dos mais populosos de São Carlos.

Último balanço quinzenal divulgado pelo município, ainda no fim de dezembro, mostra que o Cidade Aracy era o bairro com maior número de notificações de síndromes gripais. A disponibilização de atendimento aos pacientes da região pode encurtar em mais de 5 km a distância entre pacientes e médicos.

O município estuda também a abertura de um centro infantil de síndromes gripais. Por dia, o Centro de Triagem do Milton Olaio atende a cerca de 50 crianças com Covid, influenza e resfriados. Pouco mais de um terço deles tem diagnóstico positivo para o novo coronavírus.
 

Análise genética atrasada
Previsto para segunda-feira (10), os resultados da análise genômica das amostras positivas para Covid enviada à Unesp de Botucatu não estavam prontas até o final da tarde de ontem (11). Apesar de não ter oficialmente a circulação da nova cepa, especialistas e autoridades sanitárias dão como certa a presença da ômicron na cidade.

Do dia 1º até ontem, São Carlos contou 1.839 novos casos de Covid-19. A média diária de novos casos é de 167, de acordo com dados da Vigilância Epidemiológica. Em janeiro, três pessoas perderam a vida para a doença.

Mais notícias


Publicidade