cotidiano

Especial coronavirus

URGENTE: São Carlos confirma presença da variante Ômicron

92% das amostras submetidas a exame genético apontam para a cepa com alta capacidade de transmissão

| ACidadeON/São Carlos -

Coronavírus segue fazendo vítimas no país. (Foto: Niaid)
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Saúde, confirmou nesta quarta-feira (12/01), 12 casos da variante Ômicron do Sars-Cov-2 em São Carlos.
Das 13 amostras analisadas pelo Instituto de Biotecnologia (IBTEC) da UNESP Botucatu, 12 apresentaram classificação para a variante Ômicron e 1 para a variante Delta. 

As amostras eram de swab de naso e orofaringe de pacientes positivos para a Covid-19 do município com quadro de Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave. 

De acordo com Crislaine Mestre pelo grande volume de atendimento por Síndrome Gripal e pela grande demanda, inclusive na rede privada de saúde já se previa a circulação da Ômicron em São Carlos.   

"A cepa, detectada na África do Sul, apesar de ser considerada menos agressiva que a variante Delta, é de alta transmissibilidade. O agravamento dos sintomas depende do quadro de cada paciente e da imunização. As pessoas não podem achar que a pandemia acabou, portanto precisamos do apoio de toda a população, principalmente quanto ao seguimento dos protocolos sanitários e com a adesão à campanha de vacinação. A cobertura vacinal completa, inclusive com a dose de reforço, é a única forma de vencer a pandemia", destaca a diretora de Vigilância em Saúde. 

A Secretaria de Saúde reforça o uso correto de máscaras, higienização das mãos com álcool em gel 70% ou água e sabão, distanciamento social e evitar aglomerações. 

As pessoas que estiverem com Síndrome Gripal devem procurar atendimento no Centro de Triagem localizado no Ginásio Milton Olaio Filho para avaliação, diagnóstico e seguimento do protocolo de assistência. O Centro atende 24 horas. 

Em São Carlos o protocolo estabelece que os exames para o diagnóstico de COVID-19 somente sejam realizados em pacientes com sintomas.

Mais notícias


Publicidade