cotidiano

Especial coronavirus

Maior, São Carlos receberá 3 vezes menos testes de Covid do que Araraquara, diz DRS

Remessa de 27,7 mil testes rápidos foi enviada pelo Ministério da Saúde; departamento afirma que governo federal que determinou quantitativo

| ACidadeON/São Carlos -

Coletas de exame de PCR, que são utilizados para identificar a presença do vírus (Foto: Denny Cesare/Código19)
Apesar de ter população maior, São Carlos (SP) receberá três vezes menos testes rápidos do que Araraquara. A remessa de novos kits foi entregue pelo Ministério da Saúde ao Departamento Regional de Saúde da região Central (DRS-3), órgão sediado em Araraquara.

De acordo com o departamento, a determinação do número de testes para cada cidade é feita pelo Ministério da Saúde. A tabela em que são divididos o quantitativo é feita em Brasília.

Ao todo, o Ministério da Saúde entregou para a região 27.690 kits de testes rápidos. Um em cada cinco testes ficará para um único município, Araraquara. As outras 23 cidades receberão o restante, dentre elas, São Carlos.

A distribuição de kits apresenta distorções. Araraquara, cuja população é de 240 mil habitantes vai receber 2,9 vezes mais do que São Carlos, município em que vivem quase 257 mil pessoas.  

Outro dado apresentado pela DRS é que Ibitinga, cidade com 61.150 habitantes, vai receber 1.840 testes, quase a mesma quantidade de São Carlos.

Mais notícias


Publicidade