Moradores do Jardim Munique voltaram a reclamar de cratera que se formou em terreno na rua Hermano Bonfim da Silva. A obra, orçada em R$ 1,1 milhão, está em processo de licitação, diz a Prefeitura.
A cratera se tornou preocupação dos moradores há quase dois anos, quando o buraco aumentou de tamanho e ficou a poucos metros da rua.
Segundo o marceneiro Pedro Manieri, o buraco de grandes extensões vem aumentando desde a erosão originada de um encanamento de águas pluviais. A cratera tem pelo menos 10 metros de largura e 10 metros de profundidade. “O nosso medo é que chegue na rua, derrube o poste e alcance nossas casas que estão muito próximas. Falta pouco, cerca de 8 a 10 metros até a rua”, relata.
O problema no Jardim Munique já foi relatado pelo ACidade ON São Carlos em pelo menos três ocasiões. Na última, em dezembro do ano passado, a Prefeitura havia prometido incluir as obras no cronograma emergencial, com os trabalhos iniciando “nas próximas semanas”. “Temos muito receio de que as pessoas caiam, pois dá mais de 10 metros de profundidade. Há crianças e um pessoal que vêm em busca das frutas que plantamos aqui e é movimentado”, comenta.
Neide de Oliveira, moradora do bairro há mais de duas décadas, protocolou reclamação em 14 de janeiro do ano passado. Além do buraco em si, há outro problema ocasionado por moradores de outras ruas que usam o local como ponto de descarte de entulho e resíduos de poda de árvores. “O pessoal está vindo jogar galhos de árvore e entulho. Param o carro e jogam dentro do buraco. Está ficando pior ainda, pois está aumentando a cratera e o povo ainda não tem consciência”, reclama.
A resolução da cratera que aflige os moradores do Jd. Munique custa pelo menos R$ 1,1 milhão, segundo a Prefeitura. A administração municipal afirmou que a licitação da obra está sendo providenciada. A Prefeitura afirmou que fez a recuperação emergencial das galerias, porém o problema retornou com as chuvas e “foi necessário um projeto maior exatamente por se tratar de área de preservação ambiental”.