
O Cemei “Professor Bento Prado de Almeida”, no Douradinho, em São Carlos, tem infestação de pombos e mofo e conta vários pontos de infiltração. A situação afeta a rotina de cerca de 140 alunos e deixa pais preocupados com a saúde dos filhos.
Duas salas do centro educacional foram interditadas por causa das infiltrações. Durante dias de chuva, a água cai pelo teto e alaga a creche.
As condições da creche motivam reclamações dos pais. Vanessa Ribeiro Pita afirmou à EPTV que fica preocupada com a situação. “Porque você não sabe se pode até cair o teto em cima das crianças. Os professores falaram que está sem condição nenhuma das crianças ficarem ai”, comenta.
LEIA MAIS
UFSCar entregará título de Doutor Honoris Causa a Dermeval Saviani, ás da Educação
A mãe pede providências à Prefeitura. “As crianças terem que passar por uma situação dessa? Não tem condições”, conclui.
O mecânico Mário Falaci classificou como “abandonada” a situação da escola em que a filha dele está matriculada. “A sala dela inundou, chegou bastante água”.
Além do aguaceiro, a infestação de pombos também gera insatisfação. Segundo Ivonete Pinheiro da Silva, mãe de aluno, a água fica “amarelada” quando desce pelo teto. “Junta o coco do pombo e a água que desceu, acho que as calhas não deram conta, está horrível. Água amarelada”.
Conforme o diretor da unidade, o problema de infiltração e goteiras nas salas existe há cinco anos, mas está pior tem três meses.
Último balanço das contas do município, divulgado na segunda (28), mostra que a Secretaria da Educação segue investindo abaixo do mínimo constitucional de 25% no ensino público. O percentual mais recente mostra gastos de 23,76% da receita total do município.
O que diz a Prefeitura
A secretária da Educação, Wanda Hoffmann, afirmou que uma equipe trocou as telhas e limpou as calhas e que a escola está “no cronograma” de reformas preventivas e corretivas, todavia, não há data para quando o serviço vai começar.
Sobre os pombos, afirmou que “sempre temos problemas”, mas ponderou que “acho que 5 ou 6 quadras” já foram colocadas telas. “Nós temos 11 bibliotecas que também têm infestação de pombos e nós estamos com um planejamento no sentido de melhorar essa situação”, disse.
VEJA TAMBÉM
Gabriel Jesus e Alex Telles estão fora da Copa do Mundo