Entre os dias 4 de maio e 8 de junho, será ofertado o curso de extensão “Saúde Coletiva e Periferias“, promovido pela parceria entre a plataforma InformaSUS-UFSCar e a Universidade Emancipa. A iniciativa é gratuita, aberta a todo público e as atividades serão realizadas totalmente online. Os participantes inscritos receberão certificado emitido pela UFSCar.
O objetivo do curso é pensar a saúde coletiva no contexto da pandemia pelas lentes das lutas sociais que estão na base da organização dos movimentos sociais e de pesquisadores em sua ação prática e na formação dos saberes sobre o passado e o presente da realidade brasileira e global.
Serão discutidos os seguintes temas: Lutas urbanas e periféricas pela saúde; Lutas dos povos originários, águas, campo e floresta pela saúde; Modos de viver e amar: LGBTTQIA+ em luta pela saúde; Lutas antirracistas pela saúde; Lutas feministas pela saúde; e Lutas das populações privadas de liberdade pela saúde.
O curso já tem a confirmação de participação de grandes nomes de pesquisadores e lideranças comunitárias, tais como: Débora Diniz, Amanda Palha, Mazé Morais, Luana Alves, Andréa Beatriz Silva dos Santos, Cristina Quirino, Karla Recife, Dais Rocha, Sarah Marques, Wendreo Souza, Raquel Rigotto, Daniele Elias dos Santos, Antonia Cariongo, Joanna Ziller, Rosana Batista Cordeiro e Maria Tereza dos Santos.
As atividades do curso consistem em seis encontros online, transmitidos pelo canal do Youtube da Rede Emancipa, sempre às terças-feiras, às 19 horas, com início no dia 4 de maio.
Entre os encontros do curso, haverá sessões de Conversas Abertas, ofertadas aos inscritos, como espaços interativos para discussão de temas do curso e organização de iniciativas de educação popular.
Todos os inscritos serão organizados em “turmas” por aplicativo de mensagem para ampliar a participação e o diálogo.
A transmissão dos encontros é aberta ao público e, assim como o conteúdo das Conversas Abertas, também ficará disponível para acesso no canal da Rede Emancipa e do InformaSUS de forma pública. No entanto, somente os participantes inscritos receberão o certificado.
Inscrições
O período de inscrições para o curso de extensão “Saúde Coletiva e Periferias” estará aberto entre 26 de março e 8 de junho. Mesmo com os encontros já em andamento, os interessados ainda poderão se inscrever para receber o certificado de 30 horas, emitido pela UFSCar. A atividade é gratuita e aberta ao público, especialmente a lideranças de movimentos sociais, pessoas de grupos sociais periféricos, pessoas interessadas nas temáticas abordadas no curso, estudantes dos ensinos Médio e Superior, pós-graduandos, docentes e técnicos.
As inscrições devem ser feitas no site do curso, que também reúne a programação completa e outras informações sobre a atividade. A expectativa da organização é receber cerca de 10 mil inscrições.
Atividades complementares
Será ofertado também um Painel de Atividades Complementares do curso, com o objetivo de oportunizar canais de colaboração, diálogo e vivências entre universidades e movimentos. Nesse contexto, dois editais serão abertos para submissão de propostas. Um deles compõe a Chamada para Atividades Culturais, que é direcionada a artistas, grupos, coletivos e movimento sociais. Interessados devem se inscrever entre 19 e 28 de março, por este formulário eletrônico. O outro edital, voltado para universidades e Instituições de Ensino Técnico Superior, é para a seleção de Atividades de Extensão. As inscrições devem ser feitas entre 19 de março e 4 de abril, neste formulário. Os editais podem ser conferidos no site do curso.
Parceiros
O InformaSUS é uma plataforma online que se organiza como um dispositivo de rede do projeto de extensão universitária “Comunicação Social no Contexto da Covid-19” da UFSCar. O objetivo geral é apoiar a comunicação científica e social entre universidade e sociedade, ofertando processo editorial e curadoria voltados para a comunicação nas áreas de saúde, educação e políticas públicas. As informações e conteúdos completos do InformaSUS podem ser acessadas no site www.informasus.ufscar.br e nas redes sociais do projeto.
A Rede Emancipa é um movimento social de educação popular que atua há 14 anos no Brasil com cerca de 70 cursos pré-vestibulares gratuitos em todo o país. Já a Universidade Emancipa é um projeto amplo de formação de formadores, voltado para educadores da Rede Emancipa e para o público interessado em geral. Desde 2017, esse projeto, realiza cursos (presenciais e remotos) e aulas públicas em parceria com diversas instituições de Ensino Superior brasileiras. Informações em https://redeemancipa.org.br.
A articulação entre o InformaSUS e a Universidade Emancipa se constitui compondo redes colaborativas entre movimentos, lideranças sociais e setores das universidades, procurando criar condições de amplificar os aprendizados constituídos nesses territórios de luta e reverter as lógicas majoritárias de formação para a transformação social. Além desses parceiros, movimentos sociais, educadores populares e outras 20 instituições brasileiras e estrangeiras participam da iniciativa.