Pelo menos quatro incêndios de grandes proporções atingem diferentes regiões de São Carlos (SP), afirma a Defesa Civil do município. Corpo de Bombeiros e caminhões de usinas e brigadas privadas realizam o combate nas frentes.
Os focos ocorrem em matas próximas à Represa do 29 e do Cerrado da UFSCar (Varjão), em canavial nas imediações do Swiss Park, e na região da Água Fria.
O diretor da Defesa Civil, Pedro Caballero, afirmou que o órgão realiza levantamento dos estragos do fogo na cidade. Os números irão abastecer sistema federal de informações de desastres.
“Não posso te dizer qual o maior, mas todos são de grandes proporções. O do 29 está em desenvolvimento agora. E tem pessoal combatendo por lá. Na Água Fria foi combatido, mas perto do Monjolinho o pessoal da usina está trabalhando por lá”, afirma.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, há quatro caminhões no enfrentamento ao fogo. Em áreas privadas, brigadas de usina estão no enfrentamento.
“A lei é específica. O dono do terreno é responsável. Se o ele colocou fogo ou é natural, tanto faz. O Ministério Público vai responsabilizar, cível ou criminalmente”, afirma.
Fogo próximo ao Canil
Os focos na região da Água Fria chegaram próximo ao Canil e Gatil Municipal. Os animais estão protegidos e funcionários auxiliaram na contenção das chamas no entorno, informou em postagem em rede social o diretor do Departamento de Defesa e Proteção Animal, Fernando Magnani.