Dom Paulo Cezar Costa, que foi bispo da Diocese de São Carlos, é um dos cardeais anunciados no final de semana pelo Papa Francisco. Na quarta-feira (1º), ele relembrou os quatro anos que permaneceu na cidade e pediu por orações.
Com a confirmação deste consistório (reunião de cardeais), o arcebispo se torna o mais novo cardeal em termos de idade, com 54 anos. Atualmente, o mais novo é Dieudonné Nzapalainga, da República Centro-Africana, que tem 55. Agora, o Brasil terá nove representantes no colégio cardinalício.
Demonstrando seu carinho para com a Diocese de São Carlos, Dom Paulo Cézar relembrou os quatro anos e quatro meses que esteve à frente da missão na região central.
“Eu doei minha vida em São Carlos por quatro anos e quatro meses e fui muito feliz aí. São Carlos foi para mim uma grande escola onde eu pude contribuir, levar a bagagem toda que tinha, de fé e de vida, que a Igreja tinha me dado. Mas onde eu pude aprende, também, amadurecer muito nesse caminho que fizemos aí como Diocese de São Carlos, então é uma Diocese que tenho no coração é uma região que está no meu coração”, disse.
Para o arcebispo, a nomeação veio carregada de alegria e um novo desafio. Ele estava assistindo o Papa rezando o Regina Coeli e nomeando os novos cardeais, e foi naquele momento em que foi pego de surpresa.
“É uma mistura de emoção, porque você também se dá conta de que você foi inserido no colégio cardinalício e a sua missão alarga muito, no sentido de que não é só doar a vida mais numa igreja. Isso traz num primeiro momento certo temor, mas devagar também vai percebendo que o mesmo senhor que chama”, comentou.
Cardeal é um Bispo que recebe um título, este título lhe confere a missão de ser um colaborador direto do Santo Padre o Papa, dentre suas funções, na ausência de um Papa seu voto escolhe um novo líder para a Instituição.
Diante do desafio, Dom Paulo pediu para que os fieis da região central rezem para que ele possa continuar servindo com alegria. “O Papa me pediu para servir, me deu uma abrangência maior à minha capacidade de servir, né? Me chamando para que eu o ajude mais de perto no Governo da Igreja Universal. Então rezem para que eu possa servir com alegria, para que eu possa continuar a doar a minha vida com alegria”, finalizou.
A entrevista de Dom Paulo Cézar foi realizada durante o programa “Dialogando com Deus”, apresentado pelo padre Robson na SDS FM. O padre é assessor de comunicação e imprensa da Diocese.