O cinema de São Carlos terá destaque na 6ª edição do Filma Bauru – Festival de Cinema do Interior, que acontece entre os dias 7 e 11 de outubro em Bauru. Dois curtas-metragens da cidade foram selecionados para compor a programação do evento, que reúne 42 obras de 24 municípios paulistas, com sessões gratuitas, acessíveis e transmitidas também pelo YouTube.
O festival recebeu 225 inscrições de mais de 70 cidades e selecionou 42 obras, sendo 18 na mostra competitiva (ficção, documentário e animação) e 24 na mostra não-competitiva.
Entre os filmes de São Carlos, está o documentário “A casa da Kena”, dirigido por Andri de Oliveira. A obra acompanha um dia na vida da artista Maria Eugênia Pinochet Donoso, conhecida como Kena, chilena residente em São Carlos há mais de 40 anos. Aos 76 anos, ela tem um extenso percurso artístico, principalmente na cerâmica. O filme reflete sobre a velhice e a relação entre trabalho artístico e vida cotidiana, e concorre às categorias Melhor Documentário e Júri Popular.
O outro curta é o drama “Agridoce”, de Sara Ospedal, que retrata o reencontro de duas irmãs após anos sem contato. Entre a morte da mãe e o adoecimento do pai, elas discutem sua relação enquanto reproduzem uma receita tradicional da família. O curta concorre às categorias Melhor Ficção e Júri Popular.
Programação gratuita e acessível
O festival ocupa diferentes espaços culturais de Bauru, como o Teatro Municipal, o Sesc, a Praça do CEU das Artes e a OAB, além de transmissões online. Todas as sessões terão tradução em Libras, garantindo acessibilidade para o público surdo, e ficarão disponíveis online por até 24 horas após a exibição presencial.
🔔 FIQUE ON!
Quer se manter bem informado no maior portal de notícias do interior de São Paulo? Fique on com os nossos grupos, canais e redes sociais, acesse abaixo:
👷🏼 acidade on Empregos no WhatsApp
📢 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.