A previsão para este domingo (3) é de calor extremo principalmente no período da tarde, com máximas podendo chegar a 35ºC em São Carlos e região. Se chegar a esse índice, será o dia mais quente de dezembro dos últimos três anos.
Hoje será um dia de céu limpo, com apenas algumas nuvens mas predomínio de sol brilhante e intenso. A mínima prevista foi atingida nas primeiras horas, mas a sensação térmica estava mais elevada.
Os ventos ficam de fracos a moderados, mas o que merece atenção é a umidade do ar, que nos períodos mais quente do dia – principalmente durante a tarde – pode chegar a 23%, já em estado de alerta. Não há previsão de chuva.
CHEIRINHO DE RECORDE
O recorde de dia mais quente para um mês de dezembro desde 2020 já foi batido no próprio sábado (2), quando os termômetros da capital do clima registraram 34,1ºC, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Nos últimos três anos, as temperaturas não ultrapassaram 32ºC, e os dias 2 e 3 não chegaram a atingir mais que 31ºC.
Este mês, as expectativas são de calor e chuvas acima da média, intensificadas pelo fenômeno El Niño. A média na região de São Carlos é de 28ºC, com mais de 230 mm de chuva esperados.