O Instituto da Cultura Científica da Universidade Federal de São Carlos lançou a primeira edição dos Dossiês de Cultura Científica com o tema “Oceano em risco”.
A produção foi motivada pela votação da PEC das Praias, como ficou conhecida, sobre propriedade e gestão do litoral brasileiro. O texto altera o regime jurídico dos chamados “terrenos de marinha”, que atualmente são bens da União. A PEC propõe a transferência de parte dessas áreas para estados, municípios ou mesmo para ocupantes privados.
O dossiê é produzido no formato de mesacast, um podcast em formato de vídeo. Com o nome “O rastro e o lastro da poluição plástica: da ciência às decisões políticas sobre praias”, a primeira edição teve a presença de debatedores das áreas de química, materiais, ecologia e oceanografia.
A iniciativa foi realizada com apoio do Programa de Pós-Graduação em Química da UFSCar e do Projeto Temático “Destino e impactos de microplásticos e pesticidas em matrizes aquáticas e terrestres em contextos agrícolas” (Plast-Agrotox), financiado pela FAPESP.
🔔 FIQUE ON!
Quer se manter bem informado no maior portal de notícias do interior de São Paulo? Fique on com os nossos grupos, canais e redes sociais, acesse abaixo:
👷🏼 acidade on Empregos no WhatsApp
📢 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.