Aguarde...

ACidadeON São Carlos

SÃO CARLOS
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Senac São Carlos oferece programação gratuita durante a 4ª Semana Senac de Leitura

Evento trará exposições, apresentações e feiras de livro; outras 60 unidades da rede também promovem a iniciativa

| ACidadeON/São Carlos

Imagem ilustrativa (Foto: divulgação/Pixabay)
Sob o tema Mulheres na Literatura - leitura e escrita que transformam vidas, o Senac São Paulo promove, na sua rede de unidades, a 4ª Semana Senac de Leitura. A ação ocorre de 22 a 27 de abril e contribui com a assiduidade à leitura de adolescentes e adultos. No Senac São Carlos, a programação inclui exposições, feiras e apresentações.  

A proposta desta edição da Semana Senac de Leitura é dar visibilidade à produção literária feminina, ainda com pouca representatividade no âmbito nacional. Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Brasília (UnB), intitulada A Personagem do Romance Brasileiro Contemporâneo, 70% da produção brasileira no segmento são de homens brancos, de classe média, nascidos no eixo Rio-São Paulo. "O que eu leio e o que eu compreendo podem me transformar e a escola deve contribuir com isso, com espaços de discussão, com estímulo ao pensamento crítico e criando lugares do ouvir, falar e compartilhar", afirma Cristiane Camizão Rokicki, gestora da rede de bibliotecas do Senac São Paulo.  

Em São Carlos, as atividades começarão na segunda-feira, dia 22/4, com a Feira de Troca de Livros, na biblioteca da unidade, disponibilizando obras estrangeira, nacional, infantil e infanto-juvenil. A exposição Linha do Tempo Cecília Meirelles, que ficará durante toda a semana, também será um dos destaques. No espaço, serão disponibilizados marcos da trajetória da escritora.  

No dia 23/4, a unidade abre as portas para a exposição A Magia por Trás de J.K Rowling: de dona de casa à multimilionária. Na quarta-feira, 24/4, a programação continua com a Mesa de Café da Tarde de Cora Carolina, com exposição de objetos que fizeram parte do cotidiano da escritora, e a mostra de Mini Livros de receitas de Cora Carolina. Para encerrar o evento, a unidade irá promover uma Apresentação Musical, com Angélica Gimenez.  

Para Maria Júlia Valdo Mascaro, gerente do Senac São Carlos, o objetivo do evento é fazer com que o público perceba a importância da literatura feminina brasileira. "A Semana Senac de Leitura mostrará como é necessário valorizar as nossas escritoras. As oficinas, trocas de livros e palestras devem fomentar a curiosidade dos participantes, colocando todo esse conteúdo em destaque."  

Para conferir a programação completa e se inscrever nas atividades, acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/semanadeleitura.

Edições anteriores
Em três edições, o projeto já atraiu mais de 70 mil pessoas, que participaram de diversos eventos. Em 2016, as unidades organizaram ações dentro do universo da leitura e educação em parceria com o Instituto Rubem Alves. Nos anos seguintes, as atividades foram realizadas com base nos temas literatura fantásticas e HQ´s (2017) e livros que viraram filmes e séries (2018). A tradicional Feira de Troca de Livros e Gibis, promovida há mais de 15 anos na rede, passou a fazer parte da Semana Senac de Leitura por estar alinhada à proposta de estimular a reflexão sobre a importância da produção escrita e da leitura como elementos formadores de indivíduos críticos.

Serviço 
4ª Semana Senac de Leitura
Tema: Mulheres na Literatura - leitura e escrita que transformam vidas
Data: de 22 a 27 de abril de 2019
Participação gratuita

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook