Aguarde...

ACidadeON São Carlos

SÃO CARLOS
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

UFSCar abre inscrições para o Vestibular Indígena 2020

No total, são ofertadas 65 vagas para ingresso nos cursos de graduação presenciais. Inscrições vão até 9 de setembro

| ACidadeON/São Carlos

UFSCar abre inscrições para o Vestibular Indígena 2020
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) publicou no dia 1º de julho o edital (https://bit.ly/2Lw6tSL) da seleção para ingresso de estudantes indígenas em 2020 nos seus cursos de graduação presenciais. Os candidatos têm até o dia 9 de setembro para entrar no site (www.ingresso.ufscar.br) da Coordenadoria de Ingresso na Graduação (CIG) da Universidade e realizar o preenchimento da ficha de inscrição e do questionário socioeducacional.   

Também é exigido o correto preenchimento da Declaração de Etnia e de Vínculo com Comunidade Indígena, documento que deverá ser inserido pelo candidato no formulário eletrônico até o término do prazo de inscrições (a via original impressa deve ser entregue à UFSCar até a data da prova).  

Em sua 13ª edição consecutiva, o Vestibular Indígena da UFSCar será realizado no dia 24 de novembro, com provas aplicadas em quatro cidades: Manaus (AM), Recife (PE), São Gabriel da Cachoeira (AM) e São Paulo (SP). Ao todo, serão ofertadas 65 vagas - uma vaga para cada opção de curso de graduação - distribuídas entre os campi São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino. Ainda poderá ser acrescida mais uma única vaga por opção de curso, a partir daquelas que não forem preenchidas ao término da seleção específica feita pela UFSCar para ingresso de pessoas refugiadas.  

Desde 2015, as provas do Vestibular Indígena deixaram de ser aplicadas em São Carlos e, a partir de 2018, houve a inclusão do município de São Gabriel da Cachoeira, em atendimento a uma demanda histórica apresentada pelos estudantes que integram o Centro de Culturas Indígenas (CCI) na UFSCar, reforçada pela Federação das Organizações Indígenas do Alto Rio Negro (FOIRN). De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), trata-se do município com a maior população indígena do País, localizado em uma região de difícil acesso e com altos custos para deslocamento dos candidatos.  

Informações detalhadas sobre os prazos de inscrição, documentação e a relação de cursos ofertados pela UFSCar podem ser consultadas no edital, disponível em www.ufscar.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3351-8152 ou na seção Fale Conosco (http://www.prograd.ufscar.br/fale-conosco) do site da CIG-UFSCar.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON