Aguarde...

ACidadeON

Voltar

cotidiano

Provas do Saeb são aplicadas nesta segunda-feira (21)

Resultados permitem avaliar a eficiência da educação no Brasil

| Especial para ACidade ON

 

Começa nesta segunda a aplicação das provas do Saeb (Foto: Divulgação)

Começam nesta segunda (21) a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Neste ano, devem participar 73 mil escolas de todo o Brasil, mobilizando cerca de sete milhões de estudantes que estão distribuídos em 244 mil turmas.  

Por meio da avaliação, de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é possível mapear indicadores educacionais de regiões, unidades da Federação e escolas brasileiras.  

O sistema também permite avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação. Assim, as médias de desempenho do Saeb, juntamente com os dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).  

NOVIDADES  

Nesta edição, o Inep implementou algumas inovações como a referência na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada em 2017. Assim, estudantes do 9º ano de escolas públicas e privadas farão os testes de ciências da natureza e ciências humanas com base na BNCC, que também será a referência para a avaliação dos alunos do 2º ano do ensino fundamental.  

As avaliações de língua portuguesa e matemática serão para todos os estudantes de 5º e 9º anos do ensino fundamental e de 3ª e 4ª séries do ensino médio e técnico integrado das escolas públicas.  

Outra novidade é a avaliação da educação infantil, que será realizada em caráter de estudo-piloto para uma amostra de creches e pré-escolas públicas. Para isso, os diretores precisam responder questionários eletrônicos sobre as condições de funcionamento da escola.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON