Aguarde...

cotidiano

Após 3 meses, IFSP de São Carlos retoma aulas de forma online

Campus foi o 1º do estado a retomar o ensino para cerca de 360 alunos de três cursos

| ACidadeON/São Carlos

IFSP São Carlos. Foto: Reprodução/Google

O campus do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) em São Carlos (SP) foi o primeiro do estado a retomar as aulas de forma online após três meses com as atividades suspensas devido à pandemia do novo coronavírus.

Segundo o IFSP, além do campus do município, os cursos de mestrado acadêmico e profissional de outros campi também estão autorizados a realizar aulas à distância, considerando as orientações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

De acordo com o diretor do campus de São Carlos, Rivelli Pinto, já havia uma autorização para que parte do conteúdo fosse feito por meio do Ensino a Distância (EAD), o que facilitou o trâmite. No total, 360 alunos de três cursos voltaram às aulas na segunda-feira (15).

"Nós temos o curso superior de análise e desenvolvimento de sistemas, que já tinha uma parte da sua carga horária em EAD, por isso foram autorizados. E os cursos de pós-graduação, como são alunos já com mais recursos, que concordaram em continuar em EAD, foram autorizados também", disse em entrevista à EPTV Central.

Para isso, o instituto teve que garantir que todos os alunos tivessem o acesso ao conteúdo online. Segundo o coordenador de curso Fábio Roberto Octaviano, foi feita uma pesquisa para entender as necessidades dos alunos.

"A maioria respondeu, mas faltava ainda cerca de 70 alunos. O setor de ensino nos ajudou contatando, então foi um grande trabalho para a gente atingir os 100%, saber quem precisava de computador ou auxílio internet para garantir que todos fossem incluídos", contou.

Outro cuidado que o IFSP observou foi a inclusão de alunos cegos e surdos, para que todos tivessem as mesmas condições. As aulas pela internet acontecem no mesmo horário que o estudante frequentava o curso. Na sala virtual, os alunos conseguem falar entre si e tirar dúvidas com o professor, além de acompanhar os slides e fazerem os exercícios.  

No total, o IFSP oferece nove cursos entre superior, técnico e pós-graduação para mais de 1,3 mil alunos. Foto: Reprodução EPTV/Paulo Chiari



Mais notícias