Neste domingo (1º) todos os municípios do Brasil elegem novos representantes do Conselho Tutelar para a gestão 2024/2028, e pela primeira vez, a eleição será feita em urnas eletrônicas. Em São Carlos, são 50 urnas eletrônicas espalhadas em 20 locais de votação.
O voto para a escolha dos conselheiros tutelares é facultativo, secreto e único. Entretanto, participar do processo eleitoral é importante, pois esses representantes são responsáveis pela garantia dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes.
Os conselheiros podem aplicar medidas como: encaminhamento da criança ou do adolescente aos pais ou responsável; orientação, apoio e acompanhamento temporários; matrícula e frequência obrigatória em unidades de ensino; inclusão em serviços e programas oficiais; requisição de tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico, em regime hospitalar ou ambulatorial, entre outros.
VEJA TAMBÉM
Primavera quente: meteorologistas apontam mais ondas de calor para outubro
Campeonato Amador de Futebol de São Carlos começa neste domingo
A votação terá início às 8h de domingo e se encerrará às 17h. No site da prefeitura da cidade, os munícipes conseguem acessar informações como locais de votação, lista de candidatos e regras gerais.
Configura algumas informações sobre São Carlos:
- Haverá transporte gratuito das 7h às 18h para que apresentar título de eleitor;
- São 50 urnas eletrônicas espalhadas por 20 escolas municipais;
- Os eleitores votam na escola municipal mais próxima de sua zona eleitoral;
- Na cidade, cada eleitor pode votar em apenas um candidato
- Serão escolhidos 15 titulares e 15 suplentes;
- Concorrem 33 candidatos nesta eleição;
- A cidade tem dois conselhos vigentes, e a partir do próximo ano terá três.
Clique aqui e confira a lista de candidatos e locais de votação.