Com apenas 15 dias de vigência do decreto que proíbe desperdícios de água durante o período de seca, Araras já aplicou sete multas e 20 advertências ao longo da operação de fiscalização.
Das pessoas multadas e advertidas, uma entrou com recurso para recorrer ao valor da autuação e contestar o uso indevido de água.
O decreto instituído para poupar o recurso durante a estiagem de inverno passou a valer na cidade em 4 de agosto, prevendo operações de fiscalização por órgãos da Prefeitura e pelo Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras (Saema).
LEIA MAIS
Marido é preso ao agredir esposa com cadeira em São Carlos
GM faz operação na área rural em Água Vermelha
A autuação prevista para quem for flagrado utilizando água para fins não prioritários ou utilizando em excesso é de R$ 639,40 e, em caso de reincidência, o valor da multa é cobrado em dobro.
Após a reincidência, se o munícipe for flagrado novamente utilizando de forma indevida o recurso, além da aplicação de multa, será instalado pelo Saema um redutor de pressão na ligação de água, que permanecerá enquanto o decreto estiver vigente na cidade e até que o morador efetue o pagamento de todas as multas.
O Saema alerta a população para que contribuam com a fiscalização denunciando anonimamente pessoas ou residências que estejam praticando o desperdício de água com frequência. Para denunciar, basta acionar o Serviço de Emergência, pelo número 0800-014-4321, que funciona 24 horas.