Mais de cem agentes comunitários de saúde deverão se juntar aos esforços de combate ao mosquito transmissor da dengue em São Carlos. O “batalhão” de servidores deverá se juntar à força-tarefa a partir de março.
O anúncio foi feito pela diretora de Vigilância em Saúde, Denise Martins, em entrevista ao acidade on. Os servidores passarão por capacitação na próxima quinta-feira (29), no auditório do Paço Municipal.
Os agentes de saúde deverão dar orientações aos moradores durante as visitas habituais e fazer uma pré-inspeção nas residências. Eles deverão avisar os agentes de endemias dos locais com proliferação do mosquito Aedes aegypti para que a atuação da equipe antidengue seja mais assertiva, segundo Denise.
A própria equipe de combate a endemias deverá ter reforços. A diretora informou que a secretária de Saúde requereu a contratação dos aprovados remanescentes do último concurso público realizado.
“Inclusive temos uma reunião no governo porque acho que temos nove profissionais classificados, então estamos pedindo a contratação”, relata.
Para os próximos meses, a Saúde municipal também poderá contar com o apoio dos jovens que prestam o Serviço Militar obrigatório. Os rapazes poderão colaborar nos mutirões de visitações a serem realizados futuramente, de acordo com Denise.
Agentes mirins
Da rede municipal de ensino poderá vir uma das principais colaborações no combate à dengue. Está em esboço na Educação, afirma a diretora, a realização de atividades com os alunos.
“Tivemos uma reunião com os diretores [de escola] e devem haver atividades neste sentido. Sabemos que tudo que a criança aprende na escola ela leva para casa, ela cobra do adulto”, comenta.
Parcerias com o Saae e CPFL
Na seara da comunicação, a Saúde quer reforçar a campanha de combate por meio de parcerias com a CPFL e o Saae.
Com a companhia de energia, a expectativa é que panfletos sejam distribuídos junto à fatura de luz nos bairros de maior incidência de dengue. O Saae deverá incluir mensagens orientando a eliminação de criadouros nas contas enviadas aos clientes.
Município em alerta para dengue
São Carlos, assim como todos os municípios paulistas, está em alerta para dengue. A situação local não é classificada como epidemia.
Para ser considerada em tal situação, a taxa de infectados deve ser superior a 300 casos para cada 100 mil habitantes. Com dados de hoje, São Carlos está em 53 casos para cada 100 mil habitantes.
FIQUE ON!
Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.