Quarenta e quatro presos que tiveram o benefício da saída temporária de final de ano não retornaram às unidades prisionais de Itirapina na última segunda-feira (3), data-limite estipulada para a reapresentação, informou a Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo.
A maior taxa de não-retorno ocorreu na Penitenciária “João Batista de Arruda Sampaio”, a Itirapina 2. Por lá, 38 dos 384 presos liberados na “saidinha” de Natal, não voltaram à carceragem.
Na unidade “Dr. Antônio de Queiroz Filho”, a Itirapina 1, teve menor taxa de abstenção, com seis faltosos entre 214 liberados.
Na região, outros três presos deixaram de comparecer às unidades prisionais ou centros de ressocialização. Em Araraquara, dois dos 106 presos da Penitenciária “Dr. Sebastião Martins Silveira” não retornaram. No Centro de Ressocialização Feminino da cidade, uma das 51 detentas liberadas não se reapresentou. No masculino, não houve defecção entre os 135 beneficiários.
Segundo a SAP, as saídas são previstas na Lei de Execução Penal e reguladas por portaria em São Paulo. Na saída de fim de ano, os presos deixaram a prisão em 23 de dezembro e deveriam retornar entre 3 e 5 de janeiro, conforme a unidade prisional.
O benefício da saída temporária é concedido detentos do regime semiaberto que tenham mantido comportamento adequado e que tenham cumprido pelo menos 1/6 da pena, se réu primário, ou ¼ dela, se reincidente.