Quem mora em Dourado e trabalha em São Carlos está sem transporte a partir de segunda-feira (17). A empresa que faz o trecho Dourado, Ribeirão Bonito/São Carlos disse que vai encerrar os serviços nesta sexta-feira (14). Na semana que vem, ninguém sabe como vai trabalhar.
Atualmente a Adamantina, responsável pela linha, só faz duas viagens por dia, uma de manhã outra à tarde. Sem saber se vai ter ônibus, a preocupação da professora Simone Mascia é se ela vai conseguir chegar até a escola onde dá aula.
“No meu caso eu tenho aulas atribuídas, eu não tenho direito a faltas por isso. A gente necessita de um transporte. A prefeitura tem dado um apoio para levar e buscar no fim da tarde, mas até quando vamos ficar nessa situação?”, questiona a docente.
Outra preocupação dos passageiros é se eles vão ter prejuízo financeiro. Pra não pagar a passagem todo dia, muitos usam cartão que ainda estão saldo.
O ônibus é o único. E os passageiros dizem que nem sempre passa no horário certo e muitas vezes não aparece. “Várias vezes aconteceu deles não aparecerem e a gente ficar lá esperando e ter de se virar para ir embora”, contou a aposentada Elizabete Alves.
A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) disse que as empresas não são obrigadas a manter linhas, caso não seja viável economicamente. O que pode ser feito é um novo chamamento público para outras empresas que queiram operar essas linhas.
A prefeitura de Dourado informou que um novo chamamento público foi feito, mas hoje a Artesp reconheceu que existe uma liminar impedindo esse processo por irregularidades. O órgão está recorrendo da decisão.
A Adamantina não respondeu, até o momento, aos questionamentos enviados pela produção da EPTV.
(com informações da EPTV)
FIQUE ON!
Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.