Moradores do bairro Eduardo Abdelnur, em São Carlos, estão preocupado com o acúmulo de entulho em terrenos da localidade. O problema, porém, é provocado por cidadãos sem consciência que jogam lixo no local errado.
Em um amplo terreno são encontrados restos de colchão, sofá, madeira e até bicho de pelúcia velho. Em rápida olhada, um observador também perceberia restos de móveis, construção civil e até uma privada.
VEJA TAMBÉM
Vereador critica “validade” do asfalto em São Carlos: vale “de eleição para eleição”
Ruas de bairros de São Carlos passam a ter mão única hoje; entenda
A dona de casa Neusa Aparecida Beltrame é moradora da localidade e critica pessoas que jogam lixo no local errado. “[Prefeitura] limpa, depois jogam as coisas, será que não pensam?”, questiona.
A falta de conscientização amplifica o problema. O que seria “apenas uma sujeira” se torna uma bola de neve até na saúde pública. Pequenos copos se tornam criadouros do mosquito da dengue. Colchão, sofá e móveis velhos, abrigos de escorpiões e aranhas. Com casas no entorno, acidentes podem ocorrer.
“Nossos filhos ficam na escolinha e pode aparecer um escorpião, um bichinho picar eles e daí temos que sair correndo. É perigoso, ne?”, afirma a dona de casa Magda Sotto.
Talvez em uma tentativa de “limpar” o terreno, um homem – possivelmente morador em situação de rua – põe fogo em um entulho. Uma fumaça preta sobe e o ar fica logo poluído. “Prato cheio” para quem tem problemas respiratórios.
“Preocupa bastante, porque é muito ruim, queima e fica o cheiro ruim”, destaca o estudante Thierry Vinícius.
Todo o problema ocorre a pouco mais de 2 km de um Ecoponto em atividade no Cidade Aracy. A região, por falta de um local conta com dois pontos de descarte de entulhos. Eles ficam na Av. Arnoldo Almeida Pires, 1.507 e na Avenida Regit Arab, 1205. (CONFIRA AQUI A RELAÇÃO)
Problema posto, resta à Magda pedir por solução à administração municipal. “Espero que a Prefeitura faça a coleta, faça a limpeza do mato para não dar transtorno para a gente”.
O QUE DIZ A PREFEITURA
Em nova, a Secretaria de Serviços Públicos de São Carlos afirma a limpeza de áreas públicas “já está no cronograma” da Prefeitura e vai ser feita na semana que vem.
Em caso de área particular a responsabilidade da limpeza é do dono e não do Poder Público.
As reclamações podem ser feitas através do telefone 0800-770-1552 ou 3362-1080.
LEIA MAIS
Inflação em abril é de 0,61%, devido a alta de remédios