Uma equipe de estudantes de engenharia da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ambos do campus de São Carlos, conquistaram o primeiro lugar em duas categorias do Campeonato de Lançamento de Foguetes da América Latina.
A quarta edição do Latin American Space Challenge (Lasc), que foi realizada em agosto, contou com a participação de 68 equipes de 10 países, sendo 49 inscrições na categoria de foguetes e 19 na de satélites. Ao todo, a etapa teve a inscrição de 1.376 participantes.
LEIA MAIS
Furto em Cemei deixa crianças sem aulas por 3 dias em São Carlos
A equipe de São Carlos, que recebe o nome de Topus e conta com 60 integrantes, se consagrou campeã na modalidade de lançamento de foguetes de 500 metros e na de lançamentos de 1 km na competição, que é a maior de foguetemodelismo da América Latina e a segunda maior do mundo.
Performance da equipe Topus na competição
Na categoria de 500 metros, a equipe participou com o projeto Pégaso, que foi projetado, construído e lançado como parte da capacitação dos membros calouros, que entraram na equipe em 2021.
Já na categoria de 1km, o grupo venceu com o projeto Rígel, desenvolvido pelos membros veteranos da equipe. A altitude máxima, também chamada de apogeu, atingida pelo foguete Rígel foi de 1.168 metros, enquanto o Pégaso alcançou 745 metros.
A partir das vitórias conquistadas nesta edição, a equipe Topus é a primeira da competição a se consagrar como tricampeã na categoria de lançamentos de 500 metros, já que venceu a modalidade em 2020, 2021 e 2022. O grupo também se tornou o pioneiro a ser bicampeão na modalidade de lançamentos de 1 km, vencendo a modalidade em 2021 e 2022.
VEJA TAMBÉM
Novo filme de A Pequena Sereia é alvo de ataques racistas; entenda