
Uma equipe formada por alunos da Universidade de São Paulo (USP), do campus de São Carlos, venceu o concurso Ousadia na 63ª edição do Congresso Brasileiro do Concreto, realizado entre os dias 11 e 14 de outubro.
O grupo é composto por 44 alunos dos cursos de engenharia civil e arquitetura e urbanismo da USP que, juntos, disputaram três dos cinco concursos que aconteceram durante o congresso.
Esta já é a quarta vez que a equipe da USP vence o concurso Ousadia que, neste ano, premiou os alunos com um cheque no valor de R$ 13 mil.
LEIA MAIS
Inscrições para cursos integrados do IFSP terminam em três dias
Em geral, desafio proposto pelo Ousadia às equipes competidoras consiste na elaboração de um projeto arquitetônico e estrutural de uma obra em concreto, sendo que o vencedor seria o grupo que apresentasse a proposta mais ousada para a solução de um problema urbanístico.
Assim, o desafio propôs, nesta edição, que as equipes elaborassem um projeto de um Dispositivo em Desnível em concreto para otimizar o fluxo de veículos e pessoas em uma interligação entre as regiões de Ceilândia e Samambaia, em Brasília (DF).
Para cumprir o desafio, os alunos da USP São Carlos elaboraram um projeto de uma rotatória elevada com túneis que passam por baixo de uma das vias, assim melhorando o fluxo de veículos no local. A equipe também elaborou um projeto de um parque para valorizar e arborizar os espaços aos arredores do complexo viário proposto.
VEJA TAMBÉM
Diogo Defante viraliza nas redes ao mostrar Copa no Catar