O grupo Los Atômicos, do Sesi de Araras, conquistou o primeiro lugar no Torneio Nacional de Robótica, vencendo na modalidade FIRST LEGO League (FLL), classificatória para o mundial de robótica da FIRST, nos Estados Unidos. O evento aconteceu em Brasília.
A equipe tinha missão de criar e propor uma solução para um problema da sociedade moderna. O resultado foi um projeto voltado para inclusão e acessibilidade de crianças, desenvolvendo um tabuleiro de xadrez com comandos por voz.
“Nosso projeto tem o intuito de ensinar a jogar xadrez. A gente fez ele com uma linguagem mais lúdica para as crianças a partir dos 4 anos consigam aprender a jogar xadrez. Então, vamos supor que você está com dúvidas sobre alguma peça, você pega ela, liga nosso projeto [o tabuleiro] e ele vai soltar o áudio introdutório, explicando o movimento da peça”, disse Letícia Silva Rampim, estudante e membra da equipe, em entrevista à EPTV.
O desafio nacional contou com a participação de mais de 2 mil estudantes, entre 9 a 19 anos, de escolas da rede Sesi e Senai, além de instituições públicas e privadas de todo o Brasil.
“É muito gratificante, porque esse título é inédito para equipe e ver todo trabalho de quase um ano ser concretizado. Eles aprenderam muito com isso”, destacou Ana Paula Carroccio da Silva, técnica da equipe. O grupo teve como uma das fontes de informação para a construção do projeto uma escola russa de xadrez, visto que a Rússia é uma referência no jogo.
O próximo desafio é em Houston, nos EUA, na Copa Mundial de Robótica, em abril. O mesmo projeto deverá ser apresentado, mas com a mudança no idioma do áudio que sai do tabuleiro, além do fato do grupo explicar o projeto em inglês. Porém, o grupo está confiante.
“A expectativa é muito boa, a gente está muito confiante. A gente espera cumprir nossas metas e nossos objetivos, e trazer mais troféus para a equipe”, afirmou Diego Eduardo de Jesus Miranda Filho, estudante e membro dos Los Atômicos.
Além de Letícia e Diego, a equipe é formada pelos estudantes: Heloísa Moreira Franco, Ana Clara Simionatto, Marcos Lombi Filho, Francisco Di Pietro, Matheus Proni e João Pedro Castro, que participaram do torneio em Brasília. Os alunos Anna Clara Góes, Davi Consoni, Guilherme Gomes e João Miguel Seltrão também participam do grupo.
FIQUE ON!
Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.