
As aulas presenciais da rede estadual devem voltar em menos de 20 dias, segundo definição do governo. Em São Carlos (SP) as unidades já receberam os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e adquiriram o material de higiene para o início do novo ano letivo.
De acordo com a Dirigente Regional de Ensino, Débora Blanco, as dezenas de unidades estaduais já estão preparadas para o início seguro das aulas seguindo os protocolos estabelecidos para garantir a segurança dos envolvidos.
CLIQUE AQUI E LEIA MAIS NOTÍCIAS
“Os protocolos de segurança sanitária estão sendo seguidos desde setembro, quando fizemos já um retorno presencial opcional, e agora aperfeiçoamos ainda mais todas essas medidas que propõe uma segurança maior para as famílias e para os estudantes. São elas rotinas diárias de distanciamento social, uso obrigatório de mascaras, higienização das mãos, aferição de temperaturas, porcentagem de estudantes por escola e por sala de aula, dependendo da fase em que o município está”, explicou.
Mesmo que o funcionamento das unidades tenha sido dividido entre as fases, segundo Débora Blanco, neste primeiro momento todos terão que atuar com 35% da capacidade das salas de aula para atividades presenciais.
“As duas primeiras semanas toda a rede estadual, independente de fase, vão iniciar as atividades presenciais com 35% da sua capacidade. Depois, gradativamente vamos aumentando até chegar na porcentagem permitida em cada região. As duas semanas para a gente começar esse inicio com bastante tranquilidade, para orientar os estudantes”, disse.
A atribuição de aulas, de acordo com a dirigente regional de ensino, será finalizada neste mês de janeiro, antes do início das aulas. “Nós já fizemos em dezembro toda a atribuição de aulas para os professores efetivos e nesse momento estamos na fase de atribuir aulas para os professores candidatos a contratação. Temos ainda algumas aulas que não foram atribuídas aos efetivos e que serão atribuídas em janeiro”, finalizou.
Na fase amarela, as instituições públicas e particulares dos ensinos infantil, fundamental e médio podem funcionar com 70% da ocupação. Já nas fases laranja e vermelha, a ocupação cai para 35% dos alunos destas séries. Só será permitida a ocupação de 100% das salas de aula na fase verde.