- Publicidade -
CotidianoEstudantes de São Carlos se unem em campanha de doação de sangue

Estudantes de São Carlos se unem em campanha de doação de sangue

Quarenta alunos vão participar da ação, que será realizada em quatro sábados desse mês; veja como doar

- Publicidade -

Estudantes do Senac São Carlos desenvolveram a campanha “Julho Sangue Quente”. Foto: Divulgação/Santa Casa

- Publicidade -

Estudantes do Senac e do Grupo PET (Programa de Educação Tutorial) da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos se reuniram em um gesto de solidariedade para a campanha “Julho Sangue Quente”, que incentiva a doação de sangue.

A campanha será realizada em quatro sábados. O primeiro deles foi no dia 2 de julho. As próximas datas para a doação de sangue serão: 16/07, 23/07 e 30/07. A previsão é que 40 doadores se dirijam até o Banco de Sangue da Santa Casa de São Carlos.

A ação foi desenvolvida pelos alunos do Curso Técnico em Enfermagem do Senac como parte do Projeto Integrador. Regiane Felix da Silva Silveira é uma dessas estudantes, e explica como foi a ideia de fazer a campanha. 

LEIA MAIS 

Artesã de São Carlos tem ateliê destruído em incêndio 

São Carlos volta a registrar temperaturas acima de 30ºC

“O projeto faz parte da grade curricular do curso, e nossa turma pegou como proposta o tema da doação de sangue porque além de ser importante, há muitos mitos e falta de doadores. Então nosso objetivo é auxiliar a população a entender melhor a importância da doação”, disse.

- Publicidade -

A hematologista e responsável técnica do Banco de Sangue da Santa Casa, Andreia Moura de Luca, agradeceu o apoio dos estudantes e frisou a importância de campanhas solidárias.

“Essa ajuda voluntária, de fazer essas campanhas, é fundamental para manter os nossos estoques, e durante o inverno é mais importante ainda, porque é um momento em que as doações de sangue diminuem bastante. E o hospital continua funcionando a todo vapor, e podemos ficar com déficit de bolsas para transfusão”, explicou. 

Estudantes do Senac São Carlos desenvolveram a campanha “Julho Sangue Quente”. Foto: Divulgação/Santa Casa

O grupo PET, que também participou da ação, tem uma frente social que há muito tempo organiza e participa de projetos sociais. “Nós sabemos da importância da doação de sangue para ajudar pessoas hospitalizadas, principalmente nesse momento tão difícil com a pandemia. Com essa ajuda vamos conseguir impactar a comunidade para também doar”, disse o universitário Reynaldo Coronatto Neto.

Como ser um doador
Entre os requisitos para os doadores estão:
boas condições de saúde, peso de 50 kg ou mais e idade entre 18 e 60 anos. No dia da doação, é permitida a ingestão e alimentos leves como pão, leite, suco e frutas. Também não é permitido ingerir bebida alcóolica 24h antes da doação e não fumar uma hora antes.

As doações são feitas de segunda a sexta, das 8h às 12h, e aos sábados, das 8h às 11h, mediante agendamento pelos telefones (16) 99104-6748 (WhatsApp) e (16) 3509-1230 (fixo). O estacionamento em frente à Santa Casa é gratuito para doadores.

SERVIÇO:
Banco de Sangue de São Carlos
Funcionamento: seg a sex, das 8h às 12h; sáb, das 8h às 11h
Agendamento: WhatsApp (16) 99104-6748/ Fone: (16) 3509-1230
 

VEJA TAMBÉM 

São Paulo e outras capitais devem receber 5G em setembro

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -