Uma faixa de pedestre causa estranheza por quem passa pela rua Pedro Fernandes Alonso, em São Carlos. O sinal de trânsito que deveria dar mais segurança para os transeuntes é interrompido no meio da esquina.
O flagrante foi feito pela equipe da EPTV, nesta segunda-feira (4).
A faixa de pedestres pintada pela Prefeitura de São Carlos causa estranheza em um simples olhar. Qualquer leigo sentiria “algo diferente” ao analisar o zebrado.
Entretanto, o professor de Engenharia de Transportes da USP, José Leomar Fernandes Júnior, afirma que a faixa não está correta.
“Ela precisaria ter continuidade e dar segurança para a pessoa em toda a extensão, o que não é o caso. Acho que pelo posicionamento, ela para no alinhamento, então não está correta”, afirma.
A faixa de pedestre é regulamentada pelo Código de Trânsito Brasileiro. Um manual do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) ensina como deve ser feita a pintura de solo. Ele pode ser baixado aqui.
A faixa, por exemplo, deve ficar a 1 metro do alinhamento da pista transversal, além de respeitar o caminhamento natural dos pedestres, sempre em locais que ofereçam maior segurança para a travessia.
O manual ensina que a largura das linhas varia entre 30 e 40 centímetros e a distância entre elas de 30 a 80 centímetros. “A extensão mínima das linhas é de 3 metros, podendo variar em função do volume de pedestres e da visibilidade, sendo recomendada 4 metros”.
O manual do Contran é taxativo ao afirmar que a faixa de pedestres “deve ocupar toda a largura da pista”.
O que diz a Secretaria de Transporte?
Em uma primeira manifestação, a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito afirmou que a faixa de pedestres estava correta. No entanto, mudou de versão e comentou que a empresa que presta serviços realizou a faixa de “forma equivocada” e que o erro será corrigido.
FIQUE ON!
Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.